Até a última quarta-feira, 13, os moradores da região Sudeste do país passaram o dia com calor e sob um sol forte devido a uma grande massa de ar quente que influenciou o tempo e colocou a temperatura lá em cima; contudo, a situação mudou com a chegada de uma frente fria que pode permanecer até o final de semana.
Leia mais: Chuva e vento: boletim emite ALERTA de frente fria NESTES estados
Conforme mostram as informações, as regiões de Minas Gerais e Rio de Janeiro receberam pancadas de chuvas, acompanhadas de raios e ventania nesta quinta-feira, 14, o que se estendeu até a madrugada do dia seguinte.
Algumas cidades, como Pirapetinga, em Minas Gerais; e Sumidouro, no Rio, apresentaram acumulados de chuva elevados, alcançando 60 mm e 56,4 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Confira a seguir como ficará o tempo no final de semana.
Temperatura cai, mas deve voltar a subir nos próximos dias
Nesta sexta-feira, 15, partes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais ainda serão afetadas pela frente fria e, por isso, o céu estará repleto de nuvens de chuva, com possibilidade de chuva moderada. Além disso, a temperatura cairá devido aos ventos frios e nebulosidade.
Já em São Paulo, apesar da presença do ar frio proporcionar uma queda nas temperaturas, haverá uma predominância do sol no interior do estado. Na Grande São Paulo, o sol aparecerá, mas fará frio durante todo o dia.
Em Minas Gerais, moradores devem ter cuidado com as fortes ventanias, pois foram registradas fortes rajadas. Para se ter uma ideia, o Instituto Nacional de Meteorologia, na estação meteorológica Cercadinho, os ventos alcançaram 98 km/h entre 19h e 20h.
Frente fria requer cautela
O cuidado se estende para quem é de Santos e Arraial do Cabo, pois a Marinha do Brasil emitiu um alerta sobre possibilidade de ressaca do mar com até 2,5 metros de ondas.
Todo esse contexto mudará no final de semana, pois este é o último do inverno deste ano. A frente fria dará espaço para que a temperatura suba rapidamente. No sábado, 16, é esperado um dia de calor. Além disso, as chuvas vão reduzir, mas ainda haverá pancadas no sábado. Já o domingo, o dia será marcado por calor e sol forte.