A espera dos aposentados, pensionistas e titulares de outros auxílios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está perto de chegar ao fim. Começa na próxima semana o novo calendário de pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais para cerca de 37 milhões de pessoas.
Leia mais: Inmet emite ALERTA: temperaturas ficarão até 10ºC mais altas; cuidado!
O cronograma divulgado pelo Ministério da Previdência Social é referente ao mês de setembro de 2023, mas, como de costume, abrange parte de outubro. Os depósitos serão realizados primeiro para quem ganha um salário mínimo (R$ 1.320) por mês, e em seguida para os que recebem acima desse valor.
Para descobrir a data do pagamento, o segurado deve observar o número final do seu cartão de benefício, sem considerar o dígito após o traço. Quem tem a numeração 987.654.321-0 recebe no dia indicado para final 1, por exemplo.
O INSS é o órgão governamental responsável pelo pagamento de uma série de rendas previdenciárias e assistenciais, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte, seguro-defeso, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outras.
Calendário do INSS
Veja abaixo o próximo calendário de depósitos do INSS:
Benefícios de até um salário mínimo:
- Final 1: 25 de setembro;
- Final 2: 26 de setembro;
- Final 3: 27 de setembro;
- Final 4: 28 de setembro;
- Final 5: 29 de setembro;
- Final 6: 2 de outubro;
- Final 7: 3 de outubro;
- Final 8: 4 de outubro;
- Final 9: 5 de outubro;
- Final 0: 6 de outubro.
Benefícios acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de outubro;
- Finais 2 e 7: 3 de outubro;
- Finais 3 e 8: 4 de outubro;
- Finais 4 e 9: 5 de outubro;
- Finais 5 e 0: 6 de outubro.
Como consultar os valores
Para conferir valores, datas e outras informações relevantes sobre benefícios, o cidadão deve baixar o extrato disponível no site ou aplicativo Meu INSS. É necessário ter uma conta Gov.br para acessar o sistema. A ferramenta também oferece uma série de soluções, como agendamento para perícias médicas e solicitação de novos benefícios.