Será que sua cervejinha do final de semana faz bem? Ciência responde

Desmistificando o brinde: saiba tudo sobre como a cerveja pode trazer mais prazer e bem-estar no seu dia a dia.



Quem nunca se pegou pensando, ao final de um longo dia, que uma cervejinha gelada é a solução para relaxar e recarregar as energias? Agora, e se eu te disser que essa bebida alcoólica não é só um refresco para o espírito, mas também pode trazer benefícios para sua saúde? Antes que você corra para abrir uma lata, vamos entender melhor!

Leia mais: É do Brasil! Cerveja nacional conquista título de MELHOR do mundo

Quando pensamos em bebidas alcoólicas e saúde, a polêmica sempre paira no ar. Mas os benefícios do consumo moderado de algumas têm ganhado os holofotes. E a nossa querida cerveja, com sua história que remonta às antigas civilizações egípcias e mesopotâmicas, não fica para trás!

Um brinde ao seu intestino!

Pesquisadores da Universidade Médica de Dalian, na China, nos brindam com uma revelação: a cerveja pode ser boa para o intestino.

Pois é, essa bebida borbulhante, além de ser rica em aminoácidos essenciais, vitaminas e substâncias bioativas, traz os famosos polifenóis, que têm uma interação pra lá de especial com nosso microbioma intestinal.

E a cereja do bolo? Esses componentes podem ser ainda mais eficazes do que os probióticos presentes em iogurtes e queijos.

O poder do lúpulo

E por falar em polifenóis, você sabia que a cerveja é a única fonte desses micronutrientes provenientes do lúpulo na nossa dieta?

Esse ingrediente, que dá aquele amargor característico, também está recheado de propriedades antioxidantes que fazem bem ao nosso corpo.

Outros brindes da ciência

Estudos anteriores também mostraram que a cerveja pode aumentar o número de bactérias boas no intestino, diminuindo riscos de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Mas antes que você pense em fazer um estoque de cerveja em casa, vale lembrar que as versões não alcoólicas também mostraram resultados semelhantes.

A moderação é a chave

Embora nos encantemos com essas descobertas, não podemos esquecer que o consumo excessivo de álcool traz uma série de riscos à saúde. Assim como quase tudo na vida, a moderação é a chave para aproveitar os benefícios sem cair nas armadilhas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário