scorecardresearch ghost pixel



Fim de setembro turbulento: risco de ciclone no Sul e virada do tempo no Sudeste

Enquanto boa parte do país enfrenta uma grande onda de calor, temperaturas despencam nas capitais do Sul e Sudeste.



O calorão que tomou conta do país continua nesta segunda-feira (25) na maioria das capitais brasileiras, como Cuiabá (MT), onde os termômetros podem alcançar os 43ºC. No entanto, na parte sul do Brasil, o tempo terá uma virada nos próximos dias.

Leia mais: Fuja do calor: 7 frutas e vegetais para refrescar e hidratar durante o ápice

Segundo a Climatempo, a formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina vai aumentar as instabilidades nos estados da Região Sul. Entre terça (26) e quarta-feira (27), áreas do sul, leste e litoral gaúcho, além da região da Grande Porto Alegre, ficam em estado de alerta.

Nuvens de temporais ganham força do leste e sul de Santa Catarina, onde deve haver chuva volumosa. Em Curitiba (PR), a máxima deve cair de 42°C no domingo para 18°C na quinta-feira (28).

Na capital de São Paulo e outros municípios do Sudeste, o ciclone derruba as temperaturas de quarta para quinta, informa o MetSul A máxima na capital paulista cai de 35°C para 20°C, enquanto no Rio ela despenca de 37°C para 22°C.

Há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas em áreas da Região Norte, especialmente nas capitais Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco. No Nordeste, o tempo continua quente, mas as nuvens aparecem.

Os últimos dias de inverno têm sido marcados por uma onda de calor atípico que deixou as temperaturas acima da média em 11 estados e no Distrito Federal, situação que levou o Inmet a prorrogar o alerta vermelho de “grande perigo” até as 18 horas de terça-feira (26). O instituto prevê “grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Previsão para os próximos dias

Na Região Sul, os próximos dias serão de queda nas temperaturas em todos os estados. Já no Sudeste, o calor continua forte até a quinta-feira, quando os termômetros devem baixar mais de 10°C em poucas horas.

No Centro-Oeste, uma das áreas do país onde o calor é mais intenso, podem ser registradas pancadas de chuvas isoladas na última semana de setembro. As temperaturas não dão trégua no Nordeste, onde todos os estados marcarão mais de 30°C, com destaque para Teresina (PI).

A capital mais quente do Norte será Palmas (TO), com máxima de 40°C já nesta segunda-feira. Pode chover de forma isolada nos próximos dias em Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário