O mês de setembro é marcado por diversos acontecimentos importantes para a população, como um belo feriado e a possibilidade de uma folga prolongada; contudo, também há a mudança de estação, com o término do inverno e a aproximação da primavera, o que acaba impactando na disponibilidade dos alimentos. Isso quer dizer que alguns deles se tornarão mais frescos e, consequentemente, ficarão mais acessíveis do que outros.
Leia mais: Não erre mais! 4 técnicas para saber se a melancia está bem doce (de verdade)
Embora os brasileiros possam contar com uma variedade de legumes, verduras e frutas durante o ano inteiro, nos expositores dos supermercados, é mais difícil encontrar algumas opções, considerando que determinadas épocas não correspondem com o cultivo. Desse modo, os produtores costumam realizar mais intervenções, como o adicionar de ativos químicos. Todo esse processo pode influenciar no bolso dos consumidores.
Conforme mostra as informações divulgadas, optar pelos produtos de acordo com a sazonalidade traz diversos benefícios, como uma maior quantidade de nutrientes e um sabor mais evidente, além de preços mais acessíveis. Para garantir essas vantagens, vale a pena acompanhar a lista do hortifrúti de setembro para garantir uma alimentação mais saudável, com itens da época e sem gastar muito por isso. Confira!
Alimentação em setembro: safra destaca frutas mais cítricas
Em setembro, será possível encontrar nas feiras e supermercados algumas opções suculentas de frutas cítricas, como laranja do tipo lima e pera, além da mexerica ou tangerina. A recomendação também é investir no mamão, caju, jabuticaba, abacaxi e abacate. O tomate também é destaque nessa safra, viu?
Já na parte dos legumes, a orientação é preparar uma série de receitas com cenoura, pimentão, beterraba, berinjela, abobrinha, pepino e inhame, já que os produtos estarão bem frescos nesse mês.
Por fim, as verduras apresentadas a seguir também foram boas opções nos meses anteriores, mas continuam em alta em setembro. São elas: agrião, brócolis, couve-flor, couve, espinafre, alcachofra e almeirão. Quem adora orégano e louro para tempero poderá aproveitar, pois também estão em destaque nesse mês.