Vai às compras? Siga essa dica profissional para garantir o MELHOR azeite

Algumas dicas e truques simples podem te ajudar a escolher o melhor azeite na sua próxima compra. Veja como avaliar a qualidade.



Escolher o melhor azeite no mercado nem sempre é tarefa fácil. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que observar: a tampa do produto ou outras informações presentes na embalagem? Todos os mitos podem realmente confundir a sua escolha. Veja dicas para te ajudar nesse processo e levar para casa o melhor produto.

Leia mais: Fraude ou irregularidade: entenda a polêmica por trás dos azeites de oliva

Por muito tempo, as pessoas acreditaram que bastava observar a cor da tampa do azeite para escolher o melhor entre os disponíveis, mas esse único detalhe é algo muito vago, já que cada fabricante pode escolher a cor que bem entender, ou seja, não há uma regra.

Dicas para escolher o melhor azeite

Pensando nisso, não há garantia de que a simples cor da tampa vai oferecer toda a tranquilidade que você espera para ter a certeza de que fez uma boa compra.

É importante entender que há vários tipos de azeite e que cada um combina melhor com um determinado tipo de receita. Por exemplo: há aqueles que devem ser usados preferencialmente no preparo de alimentos quentes, enquanto outros funcionam melhor ao serem colocados por cima das saladas.

Para acertar na compra do azeite ideal, se atenha à embalagem e a outros critérios.

1) Data de fabricação: tente comprar sempre azeites que indiquem uma data de fabricação mais recente. Isso é um indicativo de que são mais frescos e, consequentemente, têm uma qualidade maior. Olhe a data de fabricação, não apenas a de validade.

2) Escolher o tipo certo: o extravirgem é o de melhor qualidade, sempre. O de menor qualidade é aquele que indica 2% de acidez ou mais. Nesses casos, não deve ser consumido in natura. Se você quiser colocar diretamente na salada, o extravirgem é uma boa escolha.

3) Testar a qualidade: após comprar o azeite, faça um teste em casa. Coloque o produto em formas de gelo. Se ele ficar com a consistência de manteiga, esse é um sinal de que é bom para o consumo. Caso não, pode ser sinal de uma qualidade inferior. Não compre novamente.

Em casa, você também deve prestar atenção e consumir o azeite em até 60 dias para garantir o máximo de qualidade. Armazene sempre longe da luz, do ar e do calor, mantendo o frasco bem fechado em um lugar fresco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário