Você já ficou sabendo sobre a nova plataforma de streaming gratuita? Estamos falando do Libreflix, uma iniciativa brasileira que oferta, de forma independente, o acesso a um catálogo lotado de filmes, documentários e conteúdos audiovisuais. O intuito do Libreflix é ir contra as opções comerciais e ofertar uma cultura colaborativa.
Leia mais: Tchau, TV aberta: 8 streamings gratuitos de séries e filmes para não pagar nada
Por ter o seu código-fonte aberto, qualquer usuário da plataforma pode modificar e contribuir para o desenvolvimento e melhoria contínua do recurso. Criado por Guilmour Rossi, o Libreflix visa democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento audiovisual. Assim, ele se mostra uma ótima opção para quem não tem condições financeiras de arcar com os altos custos das mais populares plataformas de streaming.
Para não infringir os direitos autorais das produções audiovisuais, a plataforma conta com a transmissão online gratuita. Por funcionar de forma colaborativa, qualquer pessoa pode contribuir com os conteúdos disponibilizados na plataforma. Ela é uma opção também para os cineastas independentes que querem compartilhar os trabalhos.
Como ter acesso ao streaming?
Para acessar a plataforma, não é necessário criar cadastros. Desse modo, ela pode ser acessada em qualquer navegador, tanto pelo celular quanto pelo computador, por meio do endereço libreflix.org. Há também uma opção de aplicativo disponibilizada para Android, mas ela não está liberada na loja oficial de aplicativos do Google.
Para instalar o app, será preciso baixar o arquivo .apk diretamente no site do Libreflix e habilitar temporariamente a opção “fontes desconhecidas” nas configurações. Com isso, será possível permitir a instalação de aplicativos fora da Google Play. Já para computador, há um aplicativo que poderá ser instalado diretamente pelo site oficial.
Quais obras estão disponíveis?
Além das produções independentes, o Libreflix conta com um vasto catálogo de filmes clássicos, documentários, curta-metragens, séries e conteúdos infantis. Tudo isso sem precisar pagar nenhum tipo de mensalidade ou taxa. Entre os destaques, estão:
- Castelo Rá-Tim-Bum;
- Eu Não Quero Voltar Sozinho;
- Tempos Modernos;
- A Noite dos Mortos-Vivos;
- Limite;
- Metropolis.