Imagine passar horas aperfeiçoando cada detalhe do seu currículo e, mesmo assim, não receber o tão esperado retorno das empresas. Frustrante, não? O currículo é o cartão de visitas de qualquer profissional em busca de uma vaga, e um erro pequeno pode ser o detalhe que o afasta do seu sonho.
Leia mais: Recrutadores não contam: 6 sinais que você está indo mal na entrevista de emprego
Por isso, se você está se candidatando incessantemente e nada acontece, é hora de revisitar esse documento. Aqui estão 10 indicadores de que seu currículo pode não estar à altura das expectativas dos recrutadores.
10 sinais que podem indicar que o seu currículo precisa de uma repaginada
- Erros de gramática e digitação: Deslizes assim passam a impressão de desleixo. Se você não se atentou ao próprio currículo, como será com suas tarefas na empresa?
- Falta de informações cruciais: É essencial que seu contato e experiências relevantes estejam em destaque.
- Desatualização: Se o seu último cargo listado foi há 5 anos, é sinal de que seu currículo precisa de uma atualizada.
- Informações excessivas: Não é necessário colocar sua série no ensino fundamental ou hobbies como “assistir Netflix”. Seja objetivo!
- Tamanho não adequado: Nem tão curto que pareça vazio, nem tão longo que canse quem lê.
- Objetivo vago: “Procurando uma oportunidade” não diz muita coisa, não é mesmo?
- Gaps inexplicados: Se você ficou um tempo sem trabalhar, justifique. Seja por cursos, viagens ou questões pessoais.
- Mentiras: Se você não fala inglês fluente, não coloque no currículo. Isso queima seu filme não só para a vaga atual, mas para futuras oportunidades na mesma empresa.
- Generalização: Adaptar o currículo para cada vaga mostra que você realmente está interessado.
- Formatação: Pode parecer besteira, mas um currículo com má formatação pode ir direto para a pilha de descartes. O visual conta, e muito!
Agora, com esses pontos em mente, analise seu currículo e veja se ele realmente está te representando bem. É fundamental se atentar que esse documento é o seu primeiro passo na porta de uma empresa. Ele precisa ser claro, coerente e, acima de tudo, verdadeiro.