O ar-condicionado do seu carro é daqueles que passam horas funcionando, mas não gela nadinha? Pois saiba que o problema pode não estar no equipamento ou na temperatura do ambiente, e sim na maneira como você utiliza ele.
Leia mais: Exame toxicológico ainda é uma etapa obrigatória para garantir a CNH?
Além de melhorar a performance do equipamento, existem algumas dicas que podem evitar prejuízos financeiros como o consumo excessivo de combustível. Abaixo, confira alguns cuidados necessários para garantir um carro refrescante sem gastar mais do que precisa.
Dicas para aumentar eficiência do ar-condicionado
1. Realize os reparos preventivos
Pode parecer um gasto extra, mas a economia que um aparelho com a manutenção em dia gera com certeza vale a pena. A recomendação é limpar as saídas de ar para evitar que sejam entupidas pela sujeira acumulada.
O ideal é levar o veículo a um profissional especializado uma vez a cada seis meses, antecipando eventuais problemas e reduzindo as chances de prejuízos ao equipamento.
2. Deixe os vidros fechados
O ar-condicionado é feito para resfriar o ar de um ambiente fechado. Por isso, é necessário manter as janelas sempre fechadas, especialmente os vidros do motorista e do passageiro. Além de garantir mais eficiência, essa prática evita a entrada de poeira e sujidades da rua.
3. Substitua o filtro de ar
A terceira recomendação é trocar o filtro de ar uma vez por semestre, especialmente porque o tem é responsável por impedir a circulação de bactérias e outros microrganismos que provocam doenças alérgicas e respiratórias. Um mecânico autorizado também pode indicar a eventual substituição de outros componentes.