A princípio, existem itens que exigem limpeza regular, ao afetar diretamente o bem-estar das pessoas. Nesse caso, a higiene é fundamental para prevenir doenças e manter o espaço sempre limpo, livre de germes e microrganismos.
Veja também: Vinagre, limão e bicarbonato: 4 misturas PODEROSAS ajudam na limpeza
Sendo assim, certos materiais de uso diário costumam absorver partículas e células mortas que atraem vírus e bactérias. Portanto, não negligencie a faxina de rotina, que não pode ser substituída por um único final de semana de higienização.
Conheça os itens que não podem fugir da limpeza diária
Gabinetes da cozinha e do banheiro
Em primeiro lugar, os gabinetes da cozinha e do banheiro são locais onde diversos objetos ficam armazenados. Por exemplo, alimentos, produtos de limpeza, cosméticos, remédios, etc. Esses objetos deixam resíduos na superfície.
Logo, os resquícios acumulados durante o dia acabam atraindo insetos, resultando em mau cheiro. Além disso, o gabinete sofre desgaste com a umidade e a gordura do ambiente, que danificam o material e causam mofo a longo prazo.
Utensílios usados para cozinhar
Quanto aos itens usados para cozinhar, como panelas, talheres, facas e tábuas, atente-se à limpeza. Afinal, eles entram em contato direto com os alimentos e transmitem doenças se não forem higienizados adequadamente.
Desse modo, ignorar a louça por horas significa deixar o material estragar ou oxidar, assumindo prejuízos. Ou seja, assim que terminar as refeições, faça uma divisão de tarefas justa, visando a participação de todos na manutenção da casa.
Mesas de trabalho e jantar
Por último, as mesas de trabalho, jantar e outras bancadas refletem locais onde ocorrem inúmeras atividades, estudar, comer, trabalhar, etc. Por esse motivo, eles aparecem cheias de poeira, restos de alimentos, manchas e marcas de copos.
Conforme mencionado, ao prejudicar a aparência, interfere na qualidade do revestimento. Dito isso, mantenha um limpador multiuso em um borrifador associado a um óleo essencial e passe um pano sempre que considerar necessário.