scorecardresearch ghost pixel



ALERTA de novo ciclone extratropical: previsão é chuva NESTES estados

Com a formação de um novo ciclone, temperaturas irão cair e as chances de tempestades aumentarão. Confira a previsão desta semana!



O mês de outubro de inicia dando destaque para as baixas temperaturas e o tempo firme em grande parte da região Sul, exceto pelo leste e norte do Paraná que ainda podem contar com focos isolados de chuva. No início desta semana, os sulistas sentiram o reforço do frio devido a chegada de uma frente fria polar na segunda-feira (02). Com ela, as temperaturas das regiões dos Vales em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul tiveram uma queda significativa.

Veja também: Calor extremo ou frio? Veja o que esperar do clima para o mês de outubro

As chuvas voltam a ganhar força a partir desta terça (03), devido a uma mudança na formação dos ventos, que irá espalhar nuvens carregadas por toda a região. Assim, o tempo voltará a ficar instável, principalmente no oeste de Santa Catarina e no centro-oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a previsão do tempo, há risco de tempestades acompanhadas de ventos moderados.

Novo ciclone extratropical diminui temperaturas no Sul

Na quarta-feira (04), a baixa pressão dará origem a um ciclone extratropical em alto mar, que irá causar uma frente fria na região. Vale ressaltar que o ciclone não será formado diretamente sobre os estados da região Sul, tendo apenas influência nas temperaturas durante sua formação. Assim, haverá instabilidades nas áreas, com presença de temporais, ventanias e nuvens carregadas.

Dessa forma, há previsão de temporais no centro-oeste de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Já no Paraná, a chuva acontecerá devido ao deslocamento da frente fria em direção ao Sudeste, abrindo possibilidade para fortes pancadas de chuva. Já na quinta-feira (05), a frente fria se afasta para o oceano e o tempo firme volta a ser constante nos estados.

Por fim, a chuva poderá permanecer apenas no Paraná, porém de forma moderada. Contudo, a previsão é de que a atuação de um cavado irá aumentar novamente a umidade sobre a região, fazendo com que a semana termine em temporais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário