As chuvas continuarão marcando presença em grande parte da Região Sul nesta quarta-feira (18). No entanto, o maior risco de temporais e maior volume acontecerá especialmente entre Santa Catarina e Paraná, com chances de trovoadas, queda de granizo, raios e ventos de 60 km/h. Por outro lado, uma massa de ar seco e frio começa a chegar com o avanço da frente fria, garantindo tempo firme no Rio Grande do Sul.
Leia também: Moradores de 178 cidades recebem o Bolsa Família em 18/10: a sua está na lista?
No Sudeste, a previsão do tempo indica que as pancadas de chuva começarão a se espalhar pelo estado de São Paulo, Rio de Janeiro, metade sul de Minas Gerais e também no sul do Espírito Santo. A expectativa é de que as chuvas sejam rápidas e intercaladas com períodos de sol. Mesmo não sendo esperado chuvas volumosas, elas podem ser fortes devido à combinação entre calor e umidade.
Previsão para Centro-Oeste, Nordeste e Norte
Já em relação ao Centro-Oeste, chuvas irregulares e fracas são esperadas somente no sul e no oeste do Mato Grosso do Sul, além do oeste do Mato Grosso. As chuvas previstas para o extremo sul da região poderão ser volumosas, além dos temporais com ventos, raios e possibilidade de granizo. Em contrapartida, o restante da região continua sob efeito de uma massa de ar seco, que aumenta as temperaturas e diminui as chances de chuva.
No Nordeste, a expectativa para esta quarta (18) é de tempo ensolarado e sem presença de nebulosidade em grande parte da região. Dessa forma, as chuvas poderão acontecer apenas no noroeste do Maranhão, que conta com a possibilidade para precipitados isolados e sem volumes significativos.
Por fim, as pancadas de chuva são esperadas em toda a região Norte. Contudo, elas deverão acontecer de forma rápida e sem volumes expressivos. O sol marca presença em toda região em grande parte do dia, contribuindo para a sensação de calor e tempo abafado. A exceção é para o Tocantins e sudeste do Pará, que não contam com previsão de chuva.