As condições ruins do tempo parecem não dar trégua na região Sul brasileira. De acordo com a previsão do tempo, um cavado meteorológico irá favorecer a formação de tempestades entre quinta (2) e sábado (4), principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Veja também: Temporais à vista! O que frente fria e ciclone reservam para sua região?
Com a área de baixa pressão atmosférica, os acumulados de chuva poderão ultrapassar os 200mm em três dias, favorecendo a formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral gaúcho nesta sexta-feira (3). As condições aumentam o estado de alerta dos moradores da região, visto que o solo já está úmido devido às chuvas anteriores.
Este é o caso de Dois Vizinhos (PR), que teve chuva de cerca de 314 mm no último final de semana. Vale ressaltar que o esperado para todo o mês de outubro era 200 mm, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assim, aumentam os riscos de deslizamento de terra e alagamentos.
Tempestades com ventos e granizo
A previsão indica que as tempestades previstas deverão vir acompanhadas com ventos acima de 70 km/h, além da possibilidade da queda de granizo. Assim, o trabalho no campo continuará comprometido, atrasando ainda mais a primeira safra e alagando o solo, prejudicando o crescimento das plantações.
Além disso, a queda de granizo pode prejudicar não apenas as colheitas, como também as casas, veículos e demais instalações públicas. Por fim, será necessário que os moradores destas áreas estejam em alerta aos riscos de transtornos, entrando em contato com a Defesa Civil pelo 199 em caso de emergência.