scorecardresearch ghost pixel



Altos volumes de chuva e enchentes podem provocar prejuízos no Sul do Brasil

Previsão da MetSul Meteorologia mostra que os três estados da região devem receber mais chuvas nos próximos dias.



Mais chuvas estão previstas para esta sexta-feira (6) nos três estados da região Sul do país, o segundo episódio de precipitações excessivas na semana. Os volumes serão altos o suficiente para ocasionar enchentes, deslizamentos de terra, alagamentos e outros prejuízos para a população.

Leia mais: Outubro terá 2 eclipses que prometem agitar as 12 casas; veja o que fazer

Considerando que já choveu bastante nos últimos dias, a condição caracteriza um perigo meteorológico, especialmente em Santa Catarina. Apesar dos riscos serem maiores no estado, ele também existe em parte do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Entre a tarde e a noite de hoje, a formação de nuvens carregadas ganha força, principalmente no norte gaúcho e em todo território catarinense. Pode ocorrer chuva de forte a torrencial com raios, além de temporais isolados com vento forte e possível queda de granizo.

Próximos dias

As mesmas condições de intensa instabilidade prevalecem durante o sábado no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e parte do Paraná. O dia será novamente marcado por chuva de forte a muito intensa, tempestades isoladas com raios, vento e granizo.

Os acumulados serão especialmente altos durante a madrugada e de manhã, quando aumenta o risco de tempo severo na região. Pode chover o volume equivalente à média de um mês inteiro em alguns municípios catarinenses.

Não haverá muita mudança no cenário climático no domingo, mas as nuvens carregadas se concentrarão mais sobre SC e PR, levando tempestades isoladas a muitas cidades. Chove também em várias áreas dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Segundo a MetSul Meteorologia, os acumulados de chuva entre sexta e domingo devem ficar entre 100 mm e 200 mm em áreas do Rio Grande do Sul, com volumes isoladamente superiores a essa marca em certos pontos. O perigo de alagamentos, inundações e quedas de barreiras é grande.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário