Ano novo, viagens novas: 7 tendências que dominarão 2024

Descubra as tendências de viagem para 2024: do alter-ego às experiências refrescantes, o turismo está se transformando.



Há alguns anos, o cenário do turismo começou a mudar, com viajantes buscando isolamento, experiências próximas à natureza e momentos de tranquilidade. No entanto, após a crise sanitária global, os perfis de viagens sofreram uma reviravolta, com o foco agora em gastronomia, luxo e bem-estar.

Veja também: Não é o fim! 9 revelações da ciência sobre o que realmente acontece após a morte

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Booking.com, os brasileiros estão entre os viajantes que mais se sentem vivos durante as férias, atrás apenas dos tailandeses, empatando com os chineses, com impressionantes 88%.

Além disso, 79% dos brasileiros desejam que suas vidas cotidianas em casa se assemelhem mais às experiências de viagem, recorrendo cada vez mais à inteligência artificial para tornar essa transição mais suave.

Então, para entender como as viagens estão inspirando as pessoas a viverem plenamente, o Booking.com encomendou uma pesquisa com mais de 27 mil viajantes de 33 países, combinando os resultados com as percepções da plataforma para prever sete tendências de turismo para 2024. Confira a seguir:

1. Turismo: reinventando-se nas viagens

Em 2024, os viajantes estarão ansiosos para criar seu alter-ego durante as férias, com 40% dos brasileiros entre os dez primeiros a inventar histórias sobre suas realidades para aqueles que encontram em suas jornadas. Eles aproveitam o anonimato das viagens para se reinventar, com 62% buscando abraçar novos aspectos de suas personalidades.

Enquanto isso, o Brasil fica em quarto lugar na lista dos que sentem que são a melhor versão de si durante as férias, com 82%, atrás da Tailândia, Índia e Emirados Árabes Unidos. Para assumir essa nova identidade, mais de metade dos turistas brasileiros alugaria um carro melhor do que o seu cotidiano, e 68% se sentem protagonistas de suas viagens.

2. Fugindo do calor extremo

Com temperaturas recordes em todo o mundo devido às mudanças climáticas, 56% dos brasileiros planejam ajustar suas férias em 2024 para escapar do calor. Isso impulsionará viagens em busca de experiências aquáticas, com 41% desejando destinos próximos à água.

Já para 86% dos brasileiros, estar perto da água proporciona relaxamento imediato. Isso abrirá portas para atividades como yoga flutuante, banhos sonoros na água e retiros de terapia de gelo.

3. Turismo com surpresas e autenticidade nas férias

Mais de metade dos turistas brasileiros gostaria de reservar uma viagem surpresa, onde o destino é desconhecido até a chegada. Eles buscam experiências autênticas, com 49% preferindo destinos alternativos e 28% dispostos a viajar com pessoas desconhecidas. Esses viajantes preferem planos flexíveis e estão dispostos a deixar a inteligência artificial planejar suas viagens.

4. Explorando as origens dos alimentos

Em 2024, os entusiastas da culinária mergulharão nas origens dos alimentos em suas viagens, com 74% dos brasileiros interessados na história das iguarias locais. Eles desejam experimentar a comida nativa, o que impulsionará experiências culturais que contam a história por trás dos pratos servidos. Desse modo, muitos buscam experiências multissensoriais que combinam realidade física e virtual.

5. Descanso e desenvolvimento pessoal

Com a busca por desenvolvimento pessoal e descanso, 58% dos brasileiros planejam viajar em 2024 para se concentrar no sono. Alguns buscam novos amores, enquanto outros aprofundam conexões já existentes. Por outro lado, pais cansados buscam férias solitárias, longe dos filhos e parceiros.

6. Luxo com orçamento controlado no turismo

Os viajantes em 2024 querem experiências de luxo, mas com orçamento controlado. Sete em cada dez brasileiros procuram a ajuda da inteligência artificial para planejar suas viagens, buscando ofertas e serviços complementares. Nesse sentido, muitos planejam viajar para destinos de baixo custo ou usar passes diários em hotéis de luxo para economizar.

7. Turismo: sustentabilidade e beleza nas acomodações

Em 2024, viajantes buscam experiências sustentáveis e esteticamente agradáveis. Mais da metade dos brasileiros preferem acomodações com elementos de inovação sustentável. Eles desejam ver a sustentabilidade em ação e esperam encontrar espaços verdes e plantas em suas acomodações.

Portanto, essas tendências prometem moldar o futuro das viagens, oferecendo aos viajantes oportunidades únicas de explorar, experimentar e se reinventar. O turismo não é mais uma fuga da vida, mas um catalisador para viver a vida da melhor maneira possível.

*Com informações de Exame




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário