A frente fria começa a se afastar do território brasileiro, porém está deixando áreas de instabilidade em grande parte do interior do Sudeste. Por outro lado, a presença de ar úmido e quente sobre o Centro-Oeste e o Norte do país geram a formação de nuvens carregadas, que poderão causar chuvas moderadas a forte.
Veja também: Tempo vai fechar! ALERTA de chuva pode mudar seus planos para o feriado.
Já no Nordeste, o ar seco predomina, diminuindo consideravelmente as chances de chuvas, visto as poucas nuvens que se formarão na região nesta terça (10). Tempo firme também na região Sul, porém com baixas temperaturas devido a atuação de uma massa de ar frio de origem polar, que aos poucos se afasta do Brasil.
Previsão do tempo nesta terça-feira (10)
O ar quente e úmido no Norte do Brasil faz com que a formação de nuvens ocorra em praticamente toda a região. Mesmo com a previsão de chuva, o calor intenso permanece, com temperaturas que irão variar entre 35ºC a 39ºC. Assim, a previsão indica pancadas de chuvas no Pará, Tocantins, Acre, Rondônia e no Amazonas. No entanto, as chuvas não serão fortes.
Em contrapartida, o Nordeste conta com o ar seco em toda a região, o que dificulta a formação de nuvens e intensifica ainda mais o calor. De acordo com a previsão do Climatempo, as temperaturas ficarão em torno dos 40ºC no interior do Maranhão e do Piauí, com Teresina sendo a capital mais quente do país nesta terça.
No Centro-Oeste, o tempo ficará firme durante o dia, visto o ar seco de origem polar que passa pelo Mato Grosso do Sul. Em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, o ar quente e úmido predomina, possibilitando a formação de nuvens de chuva. Assim, o sol aparece durante a maior parte do dia, com as pancadas de chuvas ocorrendo durante a noite, com possibilidade de serem de média a alta intensidade.
E o Sudeste e o Sul?
A frente fria se afasta na altura do litoral do Rio de Janeiro, porém deixando instabilidades em diversas áreas do Sudeste. No litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, as chuvas podem acontecer a qualquer momento do dia. Como consequência, as temperaturas ficarão amenas na região.
Por fim, a região Sul ainda sofre com a influência de uma massa de ar frio de origem polar. Com isso, há inibição da formação de nuvens e chuvas. Mas atenção: uma nova frente fria chega a região nesta quarta (11), fazendo com que o tempo volte a ficar instável com chuva forte nos três estados do Sul.