Nos últimos dias, a Receita Federal informou que 1.366.778 das declarações recebidas pelo órgão caíram na malha fina. A quantidade representa 3,1% do total dos mais de 43,4 milhões de documentos relacionados a impostos enviados. É provável que esse grupo tenha ficado com o dinheiro de restituição retido devido às pendências.
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Conforme mostra o calendário de pagamento da restituição, o quinto e último lote foi repassado aos contribuintes na sexta-feira, 29, quando 1,2 milhão de cidadãos receberam os valores de um montante de R$ 1,9 bilhão. As quantias foram creditadas nas contas informadas durante o envio da declaração.
Dinheiro ficou preso!
Quem não recebeu a quantia pode ter pendências para corrigir. Para saber se o contribuinte está nessa situação, é necessário acessar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, buscar pelo serviço “Pendências de malha” para checar motivo para a quantia estar retida.
É importante mencionar que ser direcionado para a malha fina não implica necessariamente que haja um erro na declaração. A Receita explica que, se houver alguma discrepância entre as informações declaradas e as informações fornecidas por outras entidades, a declaração será encaminhada para uma avaliação mais detalhada.
Ao encontrar a pendência, qual é o próximo passo?
O contribuinte deve seguir para a etapa de correção, que pode ser feita pelo Centro de Atendimento Virtual (e-CAC). Por lá, é possível encontrar as pendências no campo “Serviços do IRPF”. Caso a retenção se dê por causa da falta de informações preenchidas ou erros de preenchimento dos dados, o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora.
Ao receber uma intimação, a pessoa não conseguirá retificar, mas será informada pelo órgão sobre onde está o erro. Caso a declaração continue retida mesmo com as correções, o cidadão precisará se deslocar até a Receita Federal, com os comprovantes em mãos para regularizar tudo.