Com o mês de novembro se aproximando, muitos brasileiros querem saber como fica a previsão do tempo para fazer planos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o penúltimo mês do ano continuará sobre influência do El Niño, com nível de chuva que deve ficar abaixo da média para os estados do Norte e do Nordeste.
Veja também: Ainda há tempo: fim de 2023 será incrível para 4 signos de muita sorte
Nessas regiões, a expectativa máxima é de 80 milímetros para todo o mês, com grandes possibilidades dos precipitados ficarem abaixo dessa faixa. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, a previsão indica chuvas acima da média. Assim, o Mato Grosso, Goiás, Espirito Santo e Minas Gerais podem registrar volumes acima dos 200 milímetros.
No Sul, as chuvas dão seguimento ao ocorrido durante todo o mês de outubro. Segundo o Inmet, a previsão indica chuvas fortes em toda a região, principalmente no oeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em relação às temperaturas, o calor seguirá em grande parte do país, podendo ultrapassar a média esperada de 28 °C.
Chuvas irão impactar na safra 2023/24
O Inmet alertou que as chuvas previstas para o mês de novembro poderão influenciar na safra 2023/24 nas diversas regiões produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Mesmo com os volumes de chuva previstos, os níveis de água no solo permanecerão baixos na área produtora, com exceção do sul do Tocantins e do extremo oeste da Bahia.
Essa situação poderá causar impactos no plantio e no desenvolvimento inicial dos cultivos da primeira safra, já em andamento. No centro brasileiro, a volta das chuvas irá auxiliar no armazenamento de água no solo, principalmente no Mato Grosso e em Goiás.
Isso irá beneficiar o início da safra de grãos. Em contrapartida, as chuvas não serão suficientes para umedecer o solo em Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e de Goiás, e em São Paulo.
Na Região Sul, a situação é o oposto. Com as chuvas intensas, os níveis de água no solo irão permanecer altos, beneficiando a primeira safra. Porém, o excesso de água em alguns pontos poderá causar o encharcamento do solo, impedindo o avanço do cultivo de grãos e atrapalhando os cultivos de inverno.