Chegou a hora de conquistar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem pagar nem um real por ela. Milhares de cidadãos brasileiros não possuem condições financeiras para bancar o processo, que é bastante custoso, mas para isso o governo tem como solução o programa CNH Popular.
Leia mais: Não tem nada: por que pessoas estão vendendo caixas de iPhone vazias?
Essa iniciativa existe em diversos estados brasileiros, embora em alguns locais possa levar nomes diferentes como CNH Social. Não há nenhum programa de âmbito nacional, por isso, o interessado deve ficar atento à abertura de vagas pelo governo da região onde mora.
O projeto visa ampliar o acesso de jovens de baixa renda à CNH, viabilizando a realização de todas as etapas do processo de habilitação sem nenhum custo. Com ele, é possível tirar a primeira via nas categorias A (para motos) e B (para carros), trocar de categoria e até acrescentar uma nova de graça.
CNH Popular abre vagas
Milhares de novas vagas serão abertas em outubro, e o Ceará já confirmou que será responsável por elas. O governador Elmano de Freitas anunciou em setembro que o estado ofertará 25 mil vagas para a habilitação gratuita nos próximos dias.
“Prepare a documentação porque vamos abrir vagas, pelo Detran, agora em outubro, com 25 mil vagas no total”, afirmou Freitas.
Ainda não há informações sobre prazo de inscrições, requisitos e outros detalhes para concorrer, mas é possível ter uma ideia considerando as edições dos últimos anos. Os interessados deverão apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de endereço, além de declaração do CRAS, documento Médico com Código CID e declaração da Secretaria de Segurança Pública em casos específicos.
As inscrições são realizadas no site do Detran-CE (Departamento de Trânsito do estado do Ceará) e os resultados divulgados pela internet. Para mais informações sobre o programa CNH Popular, acesse o site do Detran-CE e acompanhe as novidades no nosso site.
Vagas em outros estados
Iniciativas semelhantes à CNH Popular também existem nos estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Roraima, além do Distrito Federal. Cada unidade federativa possui regras e editais próprios.
Se você quer ter a chance de tirar sua habilitação de graça, acesse o site do Detran do seu estado e acompanhe a abertura de novas vagas.