A onda de calor que assolou o Brasil no último mês teve um reflexo para lá de desagradável nas casas de todo mundo: uma conta de luz alta. Este é o resultado de várias tentativas de espantar as altas temperaturas com ar condicionado, ventilador ou um trabalho redobrado da geladeira para refrigerar nossas bebidas.
Leia mais: Alerta! Diretor da Aneel faz anúncio sobre aumento na conta de energia
Muita gente teve o valor da conta quase que dobrado neste fim de mês. O site Midiamax mostrou o comparativo do gasto energético de uma moradora de Campo Grande, onde as temperaturas quase bateram 40 °C.
Em setembro, a mulher, que não teve o nome divulgado, pagou R$ 299,88 e consumiu 300 kWh. Apenas 30 dias depois, o valor subiu para assustadores R$ 506,54 e o consumo foi de 484 kWh.
A conta de luz está muito alta. O que fazer para economizar?
Muita gente acha que o que se deve fazer é deixar de usar algum aparelho da casa. No entanto, ainda conforme publicado no Midiamax, não isso não é necessário. Para explicar, entrevistaram o engenheiro elétrico Bruno Egues.
Segundo o profissional, “utilizar um determinado equipamento elétrico não deve estar condicionado à exclusão de outro”. Para ele, o ideal é fazer um uso consciente de energia elétrica. Neste balaio entra desligar equipamentos que não precisam estar ligados.
Além disso, ele dá uma dica que você pode achar curiosa e pode te fazer mudar a planta da arquitetura da sua cozinha. De acordo com Bruno, não é prudente deixar a geladeira perto do fogão.
A troca de calor entre os dois prejudica o funcionamento da geladeira. Afastados, “a geladeira trabalha menos para alcançar seu objetivo”.
Quase ninguém se dá conta disso, mas preste atenção na sua rede elétrica
Com o passar dos anos, as pessoas se esquecem de fazer manutenção na rede elétrica de suas casas. No entanto, mal sabem que um estado dela pode influenciar bastante no preço pago no fim do mês. Por isso, é sempre interessante fazer uma manutenção preventiva.
Mais do que uma conta de luz alta, a manutenção preventiva também evita curto-circuitos, mal contato de fios e diminui o risco de incêndios.
*com informações do Midiamax