scorecardresearch ghost pixel



Dica de carreira: carros elétricos vão aumentar a demanda por este profissional

Busca por profissionais qualificados aumenta em um cenário de crescimento dos veículos eletrificados.



Os veículos elétricos estão ganhando espaço no mundo, inclusive no Brasil, onde cresce o número de marcas e modelos desembarcando. Essa transformação no mercado deve aumentar não apenas o número de carros eletrificados nas estradas, mas também a demanda por profissionais qualificados.

Leia mais: Uma febre na Itália: novo elétrico da Fiat custa menos do que um Kwid

Com o crescimento dos elétricos, é natural que a infraestrutura para atendê-los também tenha que passar por mudanças. Esse é um dos desafios de países como os Estados Unidos, onde as empresas de carregamento buscam desesperadamente por eletricistas.

Segundo o Departamento de Energia dos EUA, cerca de 4 mil estações de carregamento públicas e 7 mil portos em todo o país estavam paralisados em outubro. Um dos principais motivos para a falta de serviço nesses pontos é a escassez de eletricistas para trabalhar em todos eles.

Busca por profissionais

Os norte-americanos estão entendendo algo que o restante do mundo deve começar a perceber em breve: não adianta financiar a construção de mais carregadores sem profissionais para consertar os portos de carregamento que já existem. Como os carregadores de veículos elétricos são componentes com tecnologias modernas e muitas vezes complexas, os eletricistas precisam ser experientes e receber treinamento especial para o trabalho.

Dados da Qmerit, empresa especializada em carregadores para elétricos, mostram que os Estados Unidos terá uma demanda de pelo menos 142 mil eletricistas certificados até 2030. Também serão necessários alguns milhares de painéis solares, instalações de armazenamento de baterias, painéis inteligentes e outras tecnologias.

Embora a tendência seja uma demanda até 6% maior em 2023, a pesquisa da Qmerit revela que o número total de eletricistas ficará 14% menor até 2030.
Para complicar ainda mais, os profissionais que atuam com carregadores de veículos elétricos precisam conhecer não apenas a parte elétrica, mas também em softwares.

Vendedor Externo, Auxiliar de Produção Industrial, Assistente de Logística, Trabalhador Rural, Muktioperador, Auxiliar de Expedição, Auxiliar de Logística e Operador de Empilhadeira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário