Ei, vegano, sabia que sua genética pode ter dito NÃO à carne? Entenda!

Ciência revela que os nossos genes podem moldar as preferências e hábitos, determinando até o que escolhemos para comer. Entenda a sua genética.

Você já se questionou por que algumas pessoas optam por seguir uma dieta vegetariana ou vegana enquanto outras não vivem sem uma alimentação mais carnívora? A resposta para essa pergunta pode estar nos nossos genes, de acordo com um estudo publicado na PLOS One, que lança luz sobre a relação entre a genética e o vegetarianismo.

Leia mais: Odeia pepino? Repense! 8 razões pelas quais ele pode ser o herói da sua saúde

Os cientistas por trás desse estudo tiveram acesso a uma impressionante quantidade de informações genéticas e, assim, analisaram mais de 330 mil genomas humanos. Além da análise genética, eles utilizaram questionários para avaliar os padrões de consumo de carne dos participantes.

O resultado foi uma descoberta notável: um ponto específico no genoma humano, identificado como rs72884519 no cromossoma 18, está associado à adesão a uma dieta vegetariana.

Mas a complexidade genética não para por aí

O estudo também revelou a presença de três variantes genéticas (NPC1, RMC1 e RIOK3) agrupadas na mesma região, todas relacionadas ao vegetarianismo. Além disso, foram encontrados outros 31 genes, localizados em diferentes partes do código genético, que podem ter um papel significativo na determinação dos nossos hábitos alimentares.

A pergunta que naturalmente surge é: como esses genes podem influenciar a escolha das pessoas de serem vegetarianas ou veganas? A hipótese dos cientistas é que esses genes desempenham um papel no metabolismo lipídico ou na gordura e na função cerebral.

De acordo com os autores do estudo, a capacidade de aderir a uma dieta vegana pode ser influenciada pelo funcionamento do metabolismo lipídico e seus efeitos no cérebro; no entanto, ainda não está claro como esses processos genéticos se traduzem na decisão de alguém de adotar esse estilo de vida.

A genética é apenas uma peça do quebra-cabeça

É importante notar que, embora a genética possa desempenhar um papel significativo na adesão a uma dieta vegetariana, há muitos outros fatores envolvidos. As pessoas optam por ser veganas, por exemplo, por uma variedade de motivos, incluindo considerações religiosas, culturais, éticas e preocupações com o meio ambiente e a saúde.