Esqueça o ar-condicionado! Esta antiga técnica chinesa é a alternativa econômica

Com uma simples medida, os chineses conseguem abaixar até 5 °C de suas casas sem gastar energia com ar-condicionado.



Com as recentes ondas de calor que vem assolando o Brasil, muitos moradores acreditam que a melhor opção para os dias quentes é o famoso ar-condicionado. No entanto, com o aumento do uso do aparelho, sobe também a conta de energia recebida no final do mês. O que muitos não sabem, é que os chineses inventaram uma solução para essa situação antes mesmo da criação do ar-condicionado.

Veja também: Até quando vai durar a nova onda de calor que está atingindo o Brasil?

De acordo com uma reportagem da BBC, alguns estudos apontam que a parte interna das tradicionais casas chinesas possuem temperaturas até 4,3 °C mais baixas do que o seu exterior. Para isso, os chineses utilizam os pátios internos no projeto de suas residências. Por meio deles, os moradores conseguem um ambiente mais fresco sem gastar valores altos com a conta de energia.

Com o recente aumento nas temperaturas e a volta pelo interesse na arquitetura tradicional chinesa, alguns prédios históricos estão sendo reformados. Aliado a isso, o governo também está ofertando incentivos em busca da emissão de carbono na construção civil, o que faz com que os pátios internos voltem a ser considerados nos projetos.

“Poço para o céu”

Conhecido na China como tiān jǐng (天井, em mandarim e na tradução livre “poço para o céu”), os pátios internos eram muito comuns nas casas ao leste e sul do país. No entanto, não se trata de um pátio aberto. No geral, os pátios eram rodeados por cômodos em seu redor, podendo refrescar os ambientes.

Nas casas maiores e com uma quantidade maior de cômodos, havia mais de um pátio interno. Além de amenizar a temperatura interna, o “poço para o céu” também aumenta a entrada de luz e a coleta de água da chuva. Além disso, alguns cômodos acabavam ficando com menos exposição ao sol devido a sua distância do pátio, ficando mais frescos nos dias quentes.

Por fim, a BBC explicou que os pátios internos funcionam por meio de um sistema simples. Assim, o vento entra no pátio e se espalha pelos espaços internos por meio de aberturas. Ao descer pelas paredes, as brisas se tornam fluxos de ar, que substituem o calor interno pelo vento refrescante que vem de fora.




Voltar ao topo

Deixe um comentário