scorecardresearch ghost pixel



Fases da Lua: veja como será o ciclo lunar de outubro de 2023

Novo ciclo começa na primeira semana do mês com uma Lua Minguante no dia 6.



Setembro acabou e nos deixou com uma Lua Cheia de causar inveja. Agora, Outubro tem a missão de iniciar um novo ciclo lunar. Uma nova chance de aproveitar todas as fases da Lua e as energias de cada uma.

Leia mais: Nasceram com o dom de brilhar! 3 signos são a própria definição de talento

Separamos aqui o calendário lunar para este mês. Vale lembrar que os horários são de acordo com o padrão utilizado em Brasilia. E que todas as informações sobre a Lua estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Começaremos com uma Lua Minguante

Como dito no início deste artigo, o mês de setembro acabou com uma Lua Cheia. Uma Super Lua, que continuará conosco até a próxima quinta-feira, 5 de outubro. No dia seguinte, 6, a partir das 10h47, começa uma Lua Minguante.

A próxima fase do ciclo lunar chegará apenas no dia 14 de outubro, às 14h55 e será uma Lua Nova. Uma semana depois, no dia 22, é a hora de a Lua Crescente despontar no céu, às 00h29. E, no final do mês, teremos uma Lua Cheia no dia 28 de outubro, às 17h24.

E olha só que curioso: no dia 31 de outubro, no Dia das Bruxas, estaremos no meio de uma Lua Cheia.

Fases da Lua em outubro

Para resumir:

  • 06/10 – Lua Minguante às 10h47;
  • 14/10 – Lua Nova às 14h55;
  • 22/10 – Lua Crescente às 00h29;
  • 28/10 – Lua Cheia às 17h24.

O que é o ciclo lunar?

O ciclo lunar, ou lunação, refere-se ao o intervalo entre duas Luas Novas. Geralmente, o período dura, em média, 29,5 dias. Neste meio tempo, nosso satélite natural passa pelas suas quatro fases principais: Nova, Crescente, Cheia e Minguante – e cada uma fica no céu por aproximadamente sete dias.

Além das fases principais, há também as “interfases”: o quarto crescente e a crescente gibosa, que ocorrem entre as fases Nova e Cheia, e a minguante gibosa e o quarto minguante, situados entre a fase Cheia e a Minguante.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário