Já se pegou esquecendo o nome de alguém que conheceu recentemente? Ou então esqueceu onde deixou as chaves do carro? Às vezes, pode não ser apenas distração ou o cansaço do dia a dia, mas a consequência do que colocamos no prato. Sim, acredite: o que comemos pode estar diretamente ligado à saúde do nosso cérebro! Veja alguns dos vilões alimentícios que estão nos boicotando com frequência.
Leia mais: Tomar café emagrece? Veja se incluir a bebida na dieta faz diferença
O que você diria se descobrisse que aquele doce irresistível ou aquele hambúrguer suculento que tanto adora consumir podem estar comprometendo a sua capacidade de lembrar as coisas? Pois é exatamente o que um estudo recentemente publicado no American Journal of Clinical Nutrition nos mostrou.
A pesquisa evidencia que alimentos com alto índice glicêmico, como doces e carboidratos, bem como aqueles ricos em gorduras trans, interferem na produção e função de neurotransmissores, abrindo portas para diversos problemas neurológicos ao longo do tempo.
Vamos desmistificar um pouco esse assunto e trazer à tona alguns dos “vilões” da nossa alimentação.
5 vilões que fazem o cérebro pedir socorro
1. Alimentos ricos em açúcar: sabe aquela vontade incontrolável de comer um docinho após o almoço? Atenção! O excesso de açúcar pode, ao longo dos anos, levar a problemas sérios de memória e até a aumentar as chances de desenvolver ansiedade e estresse.
2. Adoçantes artificiais: pensa que está fazendo um favor ao seu corpo substituindo o açúcar por adoçantes? É hora de repensar. Esses produtos têm sido associados a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
3. Alimentos com farinhas refinadas: incluir alimentos, como pães brancos, arroz refinado e cereais, no cardápio pode provocar inflamações que afetam o sistema cognitivo. Um alerta para os amantes de uma boa massa!
4. Bebidas alcoólicas: aquele vinhozinho no final de semana ou aquela cerveja gelada com os amigos pode estar causando mais danos do que imaginamos, afetando até as conexões neurais do nosso cérebro.
5. Alimentos ultraprocessados e frituras: nuggets, lasanhas prontas, hambúrgueres e outras delícias rápidas e fáceis de consumir não só prejudicam a nossa silhueta como também à saúde do nosso cérebro, impactando a memória e outras funções cognitivas.
Diante de tantos alertas, é essencial frisar que não é necessário eliminar totalmente esses alimentos da dieta, mas sim consumi-los com moderação, assim, garantimos não só um corpo saudável e uma mente afiada.
E você, está pronto para rever alguns hábitos e preservar a sua memória?