Inmet ALERTA: temperaturas podem chegar aos 44 °C neste fim de semana

Enquanto as temperaturas estão cada vez mais altas no Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul seguem sob chuvas e temperaturas amenas.



Enquanto a sexta-feira (20) será de chuvas no Sul e Sudeste brasileiro, uma nova onda de calor atinge o Centro-Oeste e pode fazer com que as temperaturas máximas batam o recorde do ano. De acordo com o MetSul, temperaturas recordes foram registradas em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) nesta quinta-feira (19), com chances do fato se repetir nos próximos dias.

Veja também: Consumidores de três estados vão pagar mais caro na conta de luz

Devido à onda de calor, que pode gerar o aumento de 5 °C acima do esperado para a época do ano, o Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) emitiu um alerta de risco à saúde da população. O aviso possui validade até domingo. Assim, o MetSul informa que as temperaturas no Mato Grosso podem chegar aos 46 °C nos próximos dias.

Nesta sexta, Cuiabá pode marcar 43 °C nos relógios, com máxima de 44 °C esperada para o sábado. Em Campo Grande, as temperaturas ficarão entre 35 °C e 37 °C no final de semana. Já em Goiânia (GO), o calor esperado ficará entre 34 °C e 37 °C.

Chuvas atingem o Sul e Sudeste

No Sudeste, as chuvas vêm acompanhadas de tempo abafado, que continuará ao longo do final de semana. A sexta-feira será de chuvas no Rio de Janeiro, que se iniciam no período da tarde e permanecem durante todo o sábado. As temperaturas variam entre 20 °C e 30 °C. Em São Paulo, as chuvas também marcam presença ao longo do final de semana, com temperaturas entre 16 °C e 23 °C.

Já em Belo Horizonte (MG), as máximas previstas são de 30 °C, com mínima entre 15 °C e 17 °C. As chuvas acontecerão de forma isolada durante toda a sexta e sábado, podendo atrapalhar os planos dos mineiros durante o final de semana. Em contrapartida, Vitória (ES) não possui previsão de chuva, exceto por pancadas isoladas na tarde desta sexta. A temperatura irá variar entre 20 °C e 28 °C.

Por fim, o Inmet liberou um alerta laranja de perigo para os três estados da região Sul. Dessa forma, todos os estados contam com previsão de chuvas de 100 mm/dia, que serão acompanhadas de ventos com até 100 km/h e queda de granizo. O Inmet alerta ainda para queda de árvores, falta de energia elétrica e risco de alagamentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário