Com os nomes populares de “sinos de homem morto” ou “luvas de bruxa”, a dedaleira comum (Digitalis purpurea) ou digitális é uma planta que enfeita muitos jardins com suas flores de cores variadas, como rosa, roxo, branco e amarelo.
Veja também: Enraizador de plantas caseiro: 6 receitas infalíveis para suas mudas crescerem
Além disso, ela é nativa da Europa e do Norte da África, mas se adaptou bem ao clima dos Estados Unidos, onde é encontrada em vários lugares. Ela é muito procurada em viveiros e centros de jardinagem por sua beleza e resistência. Entenda melhor a seguir:
Dedaleira é uma das plantas tóxicas da lista
Um antigo ditado inglês a descreve de forma sombria, afirmando que a dedaleira “pode trazer os mortos de volta à vida e matar os vivos”. E isso, de fato, é verdade. A dedaleira pode ser mortal, mas também possui usos medicinais vitais.
Digoxina: o composto fatal
O segredo da planta está nas folhas e flores da dedaleira, que contêm um composto chamado digoxina, um tipo de glicosídeo cardíaco com um poderoso impacto no coração.
Como a digoxina funciona
Segundo o Dr. Zhen Wang, professor assistente da Universidade Estadual de Nova Iorque em Buffalo, em entrevista ao jornal New York Post: “as dedaleiras contêm compostos extremamente potentes chamados glicosídeos cardíacos – ‘cardíaco’ por sua ação no músculo cardíaco e ‘glicosídeos’ para indicar que esses compostos têm moléculas de açúcar… para ajudar o corpo a absorvê-los.”
Os riscos da digoxina
Sobretudo, a ingestão de digoxina proveniente da dedaleira pode causar distúrbios cardíacos, fazendo com que o coração bata de forma excessivamente rápida e forte quase imediatamente.
Diante disso, essa interrupção súbita do ritmo cardíaco, conhecida como fibrilação ventricular, pode levar à parada cardíaca e à morte, conforme o Johns Hopkins Medicine, com sede em Baltimore, Maryland, também nos Estados Unidos.
Os benefícios da digoxina
Surpreendentemente, a digoxina, apesar de seus efeitos letais, também é um medicamento cardíaco importante e amplamente utilizado. O Dr. Wang explica que “a digoxina é prescrita clinicamente para insuficiência cardíaca quando outros medicamentos falharam.
Embora a digoxina tenha efeitos colaterais graves se usada em excesso, este é um caso especial em que o benefício da toxina supera o risco e pode salvar a vida da pessoa.”
Outras plantas tóxicas
O reino vegetal é repleto de plantas que podem ter efeitos sinistros na saúde humana e animal, e aqui estão mais algumas delas:
1. Aconitum
Também conhecida como “capacete do diabo,” a aconitum possui partes venenosas, especialmente as raízes, que podem causar desde dores de estômago até sérias complicações cardíacas.
2. Cicuta
Parente distante da cenoura, a cicuta tem se espalhado rapidamente nos Estados Unidos e Europa e pode afetar a saúde de forma adversa, inclusive com a inalação de suas partículas.
3. Beladona
Por fim, a beladona é uma planta que recebe seu nome devido à sua aparência. Todas as partes da planta são tóxicas, mas os frutos são especialmente venenosos, contendo alcaloides que afetam o sistema nervoso.
Apesar de sua beleza e até mesmo de sua história curiosa, essas plantas tóxicas são um lembrete de que a natureza pode ser traiçoeira. Portanto, é fundamental conhecer as plantas ao nosso redor para evitar acidentes graves.