Medo de altura, palhaço, barata… O fato é que todo mundo tem medo de alguma coisa. Alguns são mais comuns, outros um tanto curiosos, como é o caso da aversão a buracos pequenos. Independente do tipo de medo, alguns aparecem com mais frequência nas buscas realizadas no Google.
Leia mais: Que medo! 4 lugares bizarros para visitar no Google Maps
Dados
No Brasil, os termos mais pesquisados no buscador junto à expressão “medo de” são: palhaço, pessoas, altura, buracos e barata. Portanto, é importante destacar que os dados consideram a série histórica do Google, com início em 2004.
Segundo o “Livro das Fobias e Manias – 99 obsessões par entender a mente humana”, da escritora inglesa Kate Summerscale, há vários medos e compulsões bem comuns e outros peculiares, como a bambacofobia, ou seja, a aversão a algodão.
Fobias
Conheça as cinco fobias mais pesquisadas no Google:
Coulrofobia – ou fobia de palhaço: pode estar presente em crianças e adultos e está geralmente relacionada a alguma experiência ruim na infância, por exemplo.
Fobia de pessoas – ou fobia social: a principal característica é a incapacidade de estar em lugares cheios, além de uma preocupação em ter que lidar socialmente com muitas pessoas. Mesmo com a pandemia, os números apontam que a busca pelo termo não apresentou crescimento durante o pico da crise sanitária em 2020.
Catsaridafobia – ou fobia de barata: é o desconforto ou medo de insetos.
Tripofobia – ou fobia de buracos: é caracterizada pela aversão a pequenos buracos agrupados de forma irregular, assim como a objetos que apresentem essa característica.
Acrofobia – ou fobia de altura: É, por fim, medo desproporcional de locais altos.