Mentira tem perna curta? Os 6 truques mais usados por quem mente bem

Entenda como os mentirosos habilidosos operam e descubra estratégias para não ser a próxima vítima de suas teias.



Já esteve em uma situação onde te contaram algo e, mesmo sem poder comprovar, teve a sensação de que não era verdade? Afinal, todos nós já cruzamos com indivíduos que possuem uma habilidade peculiar de contar “causos” que parecem mais do que incríveis, não é mesmo?

Leia também: 10 técnicas de manipulação usadas na internet para ter cuidado (ou será tarde)

Mas como identificar um mentiroso de carteirinha? Christian L. Hart e Drew A. Curtis, psicólogos e autores do livro “Grandes Mentirosos: O Que a Ciência Psicológica nos Diz Sobre Mentir e Como Você Pode Evitar Ser Enganado”, nos dão algumas dicas preciosas sobre o assunto. Vamos conferir?

Segredos dos mentirosos: 6 táticas que eles não querem que você saiba

  • Manipulação natural

Aqui o nervosismo passa longe. Um bom mentiroso é seguro e domina a arte da manipulação com uma leveza que chega a impressionar. “Mentir, como outras formas de gerenciamento de impressões, é um jogo de projetar uma versão específica de si mesmo no mundo. Bons mentirosos sobem ao palco e fazem o papel de uma pessoa honesta”, observam Hart e Curtis.

  • Fingimento de emoções

O sorriso falso, o olhar de surpresa exagerado, ou aquela expressão de tristeza quase convincente. São mestres em manifestar sentimentos que não estão realmente sentindo.

  • Sempre preparados para a mentira

Imagine um ator ensaiando para um papel. Assim são os mentirosos ao preparar suas histórias. “Uma narrativa bem elaborada e organizada faz com que uma mentira pareça natural e livre de contradições“, pontuam os especialistas.

  • Criatividade e pensamento rápido

Essa habilidade permite aos mentirosos adaptarem-se às perguntas e reações inesperadas. “Pessoas que demoram muito para responder ou preenchem suas frases com “um” e “uh”, não parecem confiáveis“, destacam.

  • Boa memória

É preciso lembrar do que foi dito para não cair em contradição. Mesmo que a memória seja “imperfeita e maleável”, segundo Hart e Curtis, mentirosos focam em repetir suas histórias de forma precisa.

  • Bons ouvintes

Mais do que falar, um mentiroso habilidoso sabe ouvir. Eles percebem nuances na conversa, detectando quando é o momento de mudar de assunto ou quando alguém está desconfiado.

Mas, com todas essas táticas, como evitar ser enganado?

A dica é procurar evidências concretas. “Mentiras flagrantes muitas vezes entram em conflito com os fatos. Fazer uma checagem deixa os mentirosos com menos espaço para se esconder“, recomendam os autores, alertando para situações de risco, como transações financeiras.

Então, fique atento ao conteúdo da fala e não apenas em como ela é apresentada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário