Os brasileiros estão ocupando um espaço cada vez maior no grupo dos aposentados que decidem mudar de país para garantir uma melhor qualidade de vida ou na sua renda. Se isso faz parte dos seus planos, saiba que há diversos países que têm um acordo com o Brasil voltado para a aposentadoria.
Leia mais: Imigrar na terceira idade: 10 países da Europa para curtir a aposentadoria
Nesses casos, será permitido utilizar o tempo de contribuição no Brasil para solicitar o benefício em qualquer um dos países que façam parte do acordo. Entre as opções, estão Portugal, Espanha e Equador. Vale ressaltar que os três estão listados entre os dez melhores países para se aposentar, de acordo com a International Living.
Os brasileiros podem curtir as aposentadorias nesses países, mesmo não tendo cidadania. Isso, porque o visto de residência será facilitado devido ao acordo firmado entre o governo brasileiro e o governo dos países em questão.
Como escolher o país para se mudar?
Na hora de escolher um local para passar a sua aposentadoria, o principal ponto a ser levado em consideração é o acesso e os custos da saúde. Isso, porque os tratamentos médicos são responsáveis por comprometer grande parte dos valores das aposentadorias. Pensando nisso, Portugal tem ganhado cada vez mais destaque no ranking, sendo a primeira opção, de acordo com a International Living.
Além disso, os custos de vida, segurança, clima e sustentabilidade do sistema de previdência também são analisados pelos estudiosos. De acordo com o Mercer CFA Institute Global Pension, responsável por medir a sustentabilidade dos sistemas de previdência em 47 países, a Holanda está no topo do ranking. Em segundo lugar está a Islândia, seguida pela Dinamarca e Israel, todos com avaliação A para o sistema previdenciário.
Quais países têm acordo com o Brasil?
Atualmente, os países que têm um acordo de aposentadoria com o Brasil são:
- Alemanha;
- Bélgica;
- Canadá;
- Equador;
- Chile;
- Coreia;
- Espanha;
- Estados Unidos;
- França;
- Grécia;
- Itália;
- Japão;
- Luxemburgo;
- Portugal;
- Quebec;
- Suíça.
Por fim, outros Acordos de Previdência Social ainda estão em avaliação, logo podem ser liberados a qualquer momento. Assim, os seguintes países também poderão ser incluídos:
- Áustria;
- Bulgária;
- Índia;
- Israel;
- Moçambique;
- República Tcheca.