Não consegue estudar? Use 4 técnicas universais para absorver conteúdo

Algumas dicas te ajudam a melhorar a concentração e a aprender mais e melhor. Se não consegue foco para estudar, use as melhores técnicas.



Se você precisa estudar algo novo, mas não consegue encontrar a melhor forma de aprender, comece tendo um pouco mais de calma e paciência. Algumas técnicas muito simples e interessantes podem te ajudar a dar um salto no aprendizado. Saiba o que fazer com quatro dicas de ouro!

Leia mais: Quer aumentar sua inteligência? 5 hábitos diários que você deveria adotar

Todas essas técnicas que você irá conhecer agora são maneiras divertidas e eficazes para ajudar na aprendizagem e na memorização. Elas aproveitam a capacidade do cérebro de ser flexível e se adaptar! É incrível o resultado que qualqeur um consegue em poucos dias de prática e dedicação. Ficou interessado? Confira agora mesmo!

Técnicas para quem não consegue estudar com facilidade

Ao aprender alguns truques, você pode tornar o processo de aprendizado mais interessante, eficaz e realizador. Experimente essas abordagens e veja como elas podem melhorar a sua jornada de educação. As técnicas são…

1) Mnemônicos musicais: nada mais é do que usar as músicas para aprender coisas novas. A ideia é, se você gosta de alguma canção, pode associar as informações que quer lembrar a essa música. É como se você se tornasse um compositor! O ritmo da canção original irá te ajudar na memorização.

Muitos professores usam essa divertida estratégia.

2) Abreviações e acrônimos mnemônicos: as abreviações são como atalhos para lembrar coisas. Você pode criar palavras ou frases curtas usando as primeiras letras das informações que deseja lembrar. Uma muito conhecida é a dos planetas solares. Lembra?

Para lembrar os planetas, você pode criar a frase “Minha vó tem muitas joias só usa no pescoço” e usar as primeiras letras para representar os planetas. Faça o teste!

3) Método de Loci (ou Palácio da Memória): nada mais é do que construir um verdadeiro mapa na sua mente. Comece por escolher um lugar que conhece bem, como a sua casa. Assim, você deve associar as informações a lugares específicos.

Por exemplo: para lembrar de uma lista de compras, você imagina a sua casa e associa cada item a um local, como o leite à sala de estar, maçãs à cozinha, pão à sala de jantar e pasta de dente ao banheiro. Quando você precisa da lista, simplesmente percorre mentalmente esses lugares para recuperar os itens.

4) Visualização: transforme as coisas que está tentando aprender em imagens vivas. Quanto mais vívida e clara for a imagem, mais fácil será lembrar dela. Por exemplo: ao estudar sobre história, tente imaginar o contexto na sua mente, como se fosse a cena de um filme criado por você mesmo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário