Primeiramente, comer ovos que já deixaram de ser frescos é prejudicial e pode levar a consequências graves. Por exemplo, a falta de higiene ou a decomposição aumentam o risco de contaminação por diversas bactérias e fungos.
Veja também: Como dominar a arte de grelhar carne sem fumaça e sem respingos de gordura
Nesse caso, a salmonella costuma estar associada a diversos relatos de infecção, que inclui sintomas de fadiga, dor de cabeça e enjoos. Desse modo, é imprescindível verificar os aspectos gerais do ovo ao consumi-lo.
Será que os ovos estão frescos? Confira os métodos
Qual é o prazo de validade do ovo?
O primeiro método para saber se o ovo está fresco é verificar a data de validade que vem impressa na embalagem. Em geral, o prazo é de 30 dias a partir da data de produção, mas pode variar de conforme as condições de armazenamento. Contudo, vale lembrar que esse não é o único fator que influencia o frescor dos ovos.
A casca está trincada? Descarte-o
Quanto à aparência da casca, trata-se de uma barreira natural contra contaminação por bactérias e fungos. Portanto, se estiver sinais de danos, jogue no lixo orgânico imediatamente. Afinal, mostra que o alimentou ficou exposto a agentes externos, sejam larvas de mosca, germes e outros microrganismos patogênicos.
Faça o teste do copo com água
Em terceiro lugar, é preciso realizar o teste do copo, que consiste em colocar um ovo no recipiente com água em temperatura ambiente. Dito isso, se ele afundar significa que está bom, e se boiar, começaram a se decompor. Esse fenômeno ocorre porque alimentos que estragam perdem água e ganham ar.
Experimente ouvir o som produzido
Por último, se você estiver desconfiado que os ovos não estão frescos antes de quebrá-los na tigela, tente ouvir o barulho. Sendo assim, leve-o até o ouvido e dê três batidas leves na superfície. Logo, ao perceber um som forte, é sinal que o ingrediente venceu e precisa ser descartado, pois apresenta riscos.