O mercado de iPhones seminovos nunca para e é sempre rentável para quem vende e para quem compra. Isso todo mundo sabe. O que talvez você não saiba é que muita gente ganha uma boa grana vendendo a caixa do iPhone.
Leia mais: Nem ele escapou! Calor extremo está afetando ESTES modelos de iPhone
É isso mesmo que você entendeu: a caixa vazia. Sem o aparelho, nem nada. Só a caixa mesmo. E não é golpe; a pessoa realmente quer comprar apenas a embalagem do iPhone.
Segundo o site Tecmundo, que fez uma pesquisa aprofundada neste “mercado paralelo”, os produtos são chamados de “compatíveis” (quando não são caixinhas originais) e podem ser encontrados por preços que flutuam entre R$ 10 e R$ 80.
Onde as pessoas compram estas caixas vazias?
Algumas lojas físicas que vendem celulares podem te oferecer uma caixa vazia. No entanto, elas são muito mais comuns, fáceis de comprar e até mais baratas em sites de compra e venda, como Shopee e Mercado Livre.
Ainda conforme a reportagem, encontra-se caixas de iPhone 11, 12, XR, 13 Pro Max e muitos outros. Até mesmo celulares de outras marcas, como Samsung Galaxy A20, A 10, LG K62 e alguns modelos da Motorola.
Por que comprar uma caixa de iPhone vazia?
Em entrevista ao Tecmundo, o gerente de uma loja, que não quis se identificar, informou que o fluxo é muito bom e as caixas têm saída frequente. “Isso se deve principalmente por causa do aumento nas vendas de celulares seminovos, já que os novos estão cada vez mais caros”, explicou.
Além dos consumidores, lojistas também compram muitas caixas para vender os celulares seminovos. Segundo o entrevistado, a loja tem uma gráfica e faz caixas genéricas, que também são usadas pelo mesmo fim. Mas também é possível comprar réplicas da China.
Há, ainda, quem compre as caixinhas para usar de decoração.
De acordo com Jéssica Katerina, sócia-proprietária da loja Rei das Películas, também ouvida pelo Tecmundo, “quando se trata de iPhone, tudo tem valor, até a caixinha”, disse. “Tem lojistas que deixam as caixas na vitrine ou dentro do estabelecimento para fazer volume, já que elas sempre chamam a atenção”.
Chamam tanto a atenção que a loja foi alvo de ataque criminoso. “Bandidos queriam roubar celulares e acharam que eles estavam nas caixas vazias”, relembrou.