Nem banheiro, nem cozinha: este é lugar certo para guardar seus remédios

Após polêmica sobre o hábito que dividiu a internet, saiba qual é a melhor forma de acondicionar os seus medicamentos.



Nos últimos dias, uma acalorada discussão tomou a internet: remédio se guarda no banheiro ou na cozinha? Tudo começou quando o apresentador Fábio Porchat levantou a polêmica nas redes sociais. Contudo, especialistas apontam que os dois locais são impróprios, uma vez que apresentam riscos para a integridade do medicamento.

Leia mais: Nada de Dipirona ou Dorflex: lista dos remédios mais vendidos do Brasil choca

Na prática, o banheiro é um lugar úmido e repleto de bactérias. Já a cozinha tende a ser quente, com fonte de calor e ondas vindas de eletroportáteis, como o micro-ondas. Mas, então, como guardar os remédios em casa?

Medicamentos

Na verdade, o ideal é não armazenar medicamentos que sobram após o término de um tratamento. Isso porque eles podem apresentar riscos de intoxicação com a automedicação ou até mesmo chances de ingestão por uma criança. Vale lembrar que automedicação pode mascarar uma doença ou intensificar a gravidade do caso.

Contudo, como o hábito de guardar remédios em casa faz parte do brasileiro, o ideal é ter medicamentos para emergências, como analgésicos e antitérmicos. Nestes casos o indicado é guardar sempre dentro da embalagem original, onde está a data de fabricação, por exemplo.

Além disso, a recomendação é seguir as indicações em relação à temperatura, seja em refrigeração (quando indicado na bula) ou em local sem a incidência do sol e que seja fresco e arejado.

Local de armazenamento

Assim, um armário ou estante, seja no quarto ou na sala, pode ser uma boa opção para armazenamento de medicamento, desde que esteja fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Validade e descarte

Também é importante destacar que alguns medicamentos têm a validade alterada após aberto e, portanto, é preciso estar atento para não consumir remédio vencido. Essa mudança de validade ocorre principalmente em medicamentos líquidos, como no caso de xaropes, colírios e soro fisiológico.

Por fim, também é preciso atenção ao descartar remédios. Por questões ambientais e sociais, evite jogar no vaso sanitário ou lixo comum. Portanto, o local mais apropriado para descarte é a própria farmácia. O ideal é perguntar ao seu farmacêutico se eles recebem medicamentos vencidos ou que não estejam em uso para que seja dada a destinação correta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário