O problema sou eu? 5 atitudes em que você está sendo tóxico sem perceber

Saber identificar essas atitudes e fazer uma autoanálise é um passo fundamental para uma mudança positiva em nossas relações.



Nada é mais doloroso do que parar e perceber que, em alguns momentos, o problema pode estar dentro de nós mesmos. Às vezes, a culpa não é do universo, do chefe, do vizinho, do trânsito, mas sim de comportamentos tóxicos que adotamos ao longo da vida.

Leia também: Mantenha distância! 5 passo para identificar pessoas que exalam falsidade

Saber identificar essas atitudes e realizar uma autoanálise é um passo fundamental para promover uma mudança positiva em nossas relações. Para ajudar você, listamos cinco sinais de que você pode estar exalando toxicidade por aí.

5 maneiras de identificar se você está sendo tóxico sem perceber

1. Evita discussões: Ignorar conversas importantes é um grande indício. Afinal, quando se esquiva de debates e diálogos, você pode estar minando a confiança do outro, dando espaço para que conflitos continuem sem solução.

2. Não assume responsabilidades: Aceitar que erramos é difícil, mas é necessário. Se você desvia de seus erros ou coloca a culpa nos outros, acaba impedindo o próprio crescimento e comprometendo relações.

3. Recusa em pedir desculpas: Distorcer a verdade para se colocar na posição de vítima não é saudável. Se ofender com críticas e não ser capaz de ouvir os outros, especialmente quando um pedido de desculpas se faz necessário, afasta as pessoas.

4. Manipula os outros: Manipular alguém, seja através de mentiras, omissões ou até técnicas mais sofisticadas como o gaslighting, é um sinal de toxicidade. Fazer com que os outros duvidem de suas próprias percepções e realidade é extremamente prejudicial.

5. Não respeita limites: Ignorar as necessidades e sentimentos alheios e não estar presente em momentos importantes para quem você se importa pode ser um grande alerta de que você está ultrapassando limites.

Se identificou com alguns destes pontos?

Não entre em pânico! A autoconsciência é o primeiro passo para a mudança. A partir daí, você pode trabalhar em aspectos como:

  • Saúde mental: Praticar técnicas de atenção plena e procurar um profissional pode ser o início para compreender e ajustar comportamentos.
  • Desculpas sinceras: Errar é humano! Assuma, peça desculpas e mostre que está disposto a mudar.
  • Respeitar limites: Sempre se coloque no lugar do outro e pense em como suas ações afetam quem está ao seu redor.
  • Assumir responsabilidades: Conversas honestas e transparentes, assumindo suas falhas, podem reconstruir pontes em seus relacionamentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário