O limão é uma fruta cítrica muito popular, utilizada em diversos preparos, como sucos, sobremesas e temperos. Nesse sentido, os brasileiros costumam manter limões na fruteira, mas existe um truque que aumenta sua suculência.
Veja também: Fuja do calor: 7 frutas e vegetais para refrescar e hidratar durante o ápice
Afinal, nem sempre é tão fácil espremer todo o sumo, restando quase metade do suco nos bagaços. Desse modo, quem deseja parar de desperdiçar, precisa conferir algumas dicas essenciais que vão garantir a extração máxima dos nutrientes.
Conheça o truque para aproveitar melhor o limão
1º passo: primeiramente, coloque o limão sobre uma superfície lisa e comece a ‘’enrolar’’, pressionando as extremidades levemente, na intenção de amolecê-lo.
2º passo: em seguida, aqueça-o no micro-ondas por 20 segundos.
3º passo: por fim, espere que a fruta esfrie completamente, corte e esprema, na visando obter o suco sem muito esforço.
Lembre-se que a orientação acima pode aumentar em até três vezes a quantidade de essência, levando a um sabor proeminente e igualmente fresco.
Limão: veja quais são as principais propriedades
Em relação aos benefícios, o limão é uma excelente fonte de vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, suas propriedades antioxidantes ajudam a combater os radicais livres, melhorando a saúde da pele.
Enquanto isso, também auxilia na digestão e costuma ser associado à perda de peso, ao elevar a saciedade. Portanto, água com limão pelas manhãs é uma boa estratégia para quem deseja potencializar o emagrecimento.
Siciliano, Taiti ou cravo: qual é a melhor opção?
- Limão-Taiti: o limão-Taiti é um dos tipos recorrentes, de cor verde e sabor ácido e refrescante. Esse ingrediente versátil faz sucos e tempera pratos salgados.
- Limão-siciliano: caracterizado pela casca amarela e suavidade, o perfume chama a atenção em criações da confeitaria e de bebidas.
- Limão-cravo: o cravo é menor e tem um revestimento fino e avermelhado, com notas doces evidentes e menos ácidas. Sendo assim, também fica uma delícia em pratos doces, geleias e sucos naturais.
- Limão-galego: o limão-galego é amarelo, pequeno e arredondado, tornando-se conhecido pela acidez. Dito isso, tem sido usado em sucos, temperos e na culinária regional, especialmente em pratos nordestinos.
- Limão-rosa: por último, o limão-rosa é uma variedade menos comum, conhecida por sua casca rosada e sabor peculiar. Logo, marca presença em preparos que requerem um toque de cor e sabor únicos, entre sobremesas e drinks.