Pare agora! 7 erros que estão acabando com a embreagem do seu carro

Você sabia que o desgaste da embreagem pode ser evitado ao adotar boas práticas no volante? Confira as dicas para não prejudicar a eficiência do carro.



A embreagem é um componente que permite a troca de marchas, acoplando e desacoplando o motor da transmissão. Nesse caso, precisa de atenção porque o seu uso incorreto causa ruído, trepidação e até a quebra do sistema.

Veja também: Frear corretamente o carro pode salvar a sua vida; veja como fazer isso

Sendo assim, não ignore as orientações dos especialistas quando se trata de usar corretamente os mecanismos disponíveis. Portanto, verifique se você segue cometendo algum dos erros mencionados nas explicações abaixo.

Erros que comprometem a embreagem do carro

Manter o pé apoiado na base

Esse é um erro comum que muitos motoristas cometem, pois eles acham que assim adiantam o trabalho. No entanto, manter o pé apoiado na base da embreagem reduz a sua vida útil, ao gerar atrito entre as peças e aumentar a temperatura.

Acelerar enquanto está na segunda marcha

Em segundo lugar, forçar o motor a trabalhar em uma rotação inadequada, danifica as engrenagens. Desse modo, acelerar na segunda marcha leva à perda de potência, superaquecimento e danos ao motor.

Segurar a embreagem em áreas íngremes

Você quer economizar na revisão? Use o freio de mão em subidas e solte aos poucos. Afinal, segurar a embreagem em áreas íngremes pode fazer com que o carro desça ou suba sem controle, causando acidentes.

Compensar o erro ao mudar de marcha

A princípio, é aconselhável sincronizar o tempo de transmissão e não arrancar repentinamente. Ou seja, priorize o conforto da condução e evite movimentos que geram trancos no automóvel, que também estão associados a ocorrências graves.

Exagerar na velocidade de partida

O arranque violento desperdiça combustível e polui o meio ambiente, porque faz o motor gastar mais energia do que o necessário. Visto que o barulho incomoda, busque ser moderado ao dirigir, principalmente em centros urbanos.

Permanecer com o carro engatado

Infelizmente, esse equívoco aumenta o risco de colisões e atropelamentos, ao reduzir a capacidade de reação do motorista. Dito isso, mantenha no ponto neutro até que a partida esteja liberada, seja no semáforo ou no estacionamento.

Exceder o peso limite informado no manual

Vale lembrar que há uma carga estabelecida que não deve ser ultrapassada, do contrário, observa-se um desgaste prematuro. Por esse motivo, é melhor não deixar milhares de reais na oficina mecânica e reduzir o número de bagagens.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário