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Pneus reformados valem a pena ou são ‘roubada’ para o comprador?

Alternativa mais em conta para o motorista, pneus reformados podem acabar gerando prejuízo em alguns casos.



Tem gente que diz que vale mais a pena pagar corridas de transporte por aplicativo sempre que vai sair de casa do que manter um carro. Além dos gastos com combustível, quem tem um veículo precisa se preocupar com IPVA, licenciamento e estacionamento, além dos custos com a manutenção.

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Um dos itens que mais compromete o orçamento do motorista certamente é a troca dos pneus. Quando a substituição não é planejada, a situação fica tão complicada que alguns proprietários preferem desistir e vender o veículo.

Para piorar, o gasto é multiplicado por quatro quando chega a hora de colocar equipamentos novos, isso sem contar com os serviços de montagem, balanceamento e alinhamento. Nessa hora, muitos optam pelos pneus reformados.

Tipos de reforma

As modalidades mais comuns de reforma são: recapagem, recauchutagem, remoldagem e ressulcagem. A primeira consiste na substituição da banca de rodagem, enquanto a segunda também inclui a troca dos ombros, a parte externa entre a banda de rodagem e seu flanco.

Já na remoldagem, a banda de rodagem, ombros e flancos são todos trocados. Por fim, na ressulcagem, os sulcos de um pneu desgastado são riscados, embora a prática seja considerada ilegal pelo Contran.

Vale a pena comprar um pneu reformado?

Para os especialistas, a recomendação é sempre trocar os pneus, mesmo considerando apenas os três tipos de reformas permitidas por lei. Mesmo que o processo de reforma seja bem feito, é possível que o uso de carcaças de pneus diferentes comprometam o comportamento dinâmico do veículo.

Há ainda a possibilidade de que a carcaça tenha passado por outros problemas, o que nem sempre é perceptível em uma inspeção visual.

Mas se mesmo assim o cliente precisar optar por pneus reformados, a dica é escolher produtos com o Selo de Identificação de Conformidade, de acordo com as especificações do Inmetro. O selo deve informar o tipo de reforma, a data e o número de reformas realizadas, garantindo mais segurança ao motorista.




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