Os motociclistas mais empenhados em manter o veículo com uma estética agradável estão sempre procurando formas de ressaltar essas qualidades e capturar as atenções. Uma das maneiras mais comuns é utilizar produtos para dar brilho aos pneus, deixando-os com uma aparência mais nova.
Leia mais: Cuidado demais com o carro faz mal? Conheça 4 ‘carinhos’ que podem dar prejuízo
Depois de lavar bem a moto, eles não resistem a passar o famoso “pretinho”, produto que garante o brilho desejado, mas pode custar caro para o piloto. Esse componente consegue derrubar facilmente um veículo de duas rodas, e por isso seu uso não é recomendado nesse tipo de veículo.
Perigos do ‘pretinho’ na moto
O líquido cria uma camada sólida na superfície da borracha após secar, atrapalhando a aderência do pneu ao asfalto. No caso de uma moto, esse processo pode provocar derrapagens e quedas com muita facilidade, mesmo quando o condutor aplicou o “pretinho” apenas na banda lateral do equipamento.
Dependendo das substâncias presentes no produto, ele pode escorrer da banda lateral para a banda de rodagem. Isso acontece porque o contato com o asfalto faz o pneu esquentar, fazendo com que a camada sólida volte a se liquidificar e consiga escorrer.
Lavagem resolve o problema
Se você não abre mão de rodar por aí com os pneus bem pretinhos, a melhor solução é garantir o brilho por meio de uma lavagem caprichada. Alguns shampoos de lavagem automotiva conseguem tirar toda a sujeira, mas, em certos casos, podem ser necessários produtos específicos para uma limpeza mais pesada.