Cansou de uma roupa? Ao invés de pintá-la, customizá-la ou mesmo encaminhá-la para doação, que tal alterar o visual da peça com apenas um clique? A novidade é uma ideia apresentada pela Adobe em seu “Project Primrose”. Na prática, a tecnologia permite a alteração das formas, design ou mesmo a exibição de imagens em um display têxtil flexível.
Confira também: Inteligência Artificial chega ao Zoom e promete facilitar a vida dos usuários
Portanto, o Project Primrose possibilita a exibição de conteúdo criado com Adobe Firefly, Adobe After Effects, Adobe Stock e Adobe Illustrator. Para isso, basta usar tecidos flexíveis e não emissivos.
Adobe
É nesse sentido que a Adobe explicou, a partir de um vestido com design inovador, como a ação vai funcionar. No caso, por exemplo, a peça é feita com lantejoulas que são como “módulos difusores de luz reflexivos”. Desta forma, elas criam uma espécie de display vestível.
Em suma, durante apresentação no evento Adobe Max 2023, em Los Angeles, ficou claro que a nova tecnologia consegue alterar o design quase instantaneamente, conforme a pessoa segue em movimento. Isso porque, cada lantejoula seria uma mini-tela feita com materiais inteligentes com foco na exibição de diferentes padrões ou animações.
Vale lembrar que a tecnologia já havia sido demonstrada pela Adobe em objetos menores, como, por exemplo, bolsas.
Moda em movimento
A grande ideia por trás do conceito da Adobe é justamente trazer dinamicidade para o mundo da moda. Nesse sentido, Christine Dierk, pesquisadora científica da Adobe explica que, ao contrário das roupas convencionais, a Primrose promete atualização de visual de maneira rápida.
“A moda não precisa ser estática, ela pode ser dinâmica e até interativa. Estamos entusiasmados com um futuro onde haverá mais maneiras de se expressar”, explicou durante a apresentação do Project Primrose no palco do MAX.