As pulgas e carrapatos podem tomar conta da sua casa, chegando principalmente pelo quintal, se você não souber bem o que fazer para evitar a presença dessas pragas no seu lar. Veja quais são as duas plantas que conseguem afastar de vez as pulgas e carrapatos de qualquer residência e bichinho.
Leia mais: Podem estar na sua casa: 7 pragas comuns vistas em plantas domésticas
O cultivo delas é uma ótima alternativa para contribuir com um ambiente mais saudável, melhorando o bem-estar de todos na casa. Ao ter essas plantas por perto, conseguirá proteger melhor o seu quintal e também a sua família.
Plantas contra carrapatos e pulgas
Os carrapatos e pulgas se alimentam de sangue de hospedeiros, como animais de estimação, mas até mesmo de pessoas. Essas pragas podem se proliferar rapidamente e sair do quintal para o ambiente interno da sua casa.
Os ambientes com muita umidade, por exemplo, oferecem condições favoráveis para o aparecimento de pulgas e carrapatos. Em algumas épocas do ano, como na primavera e no verão, as condições climáticas são mais favoráveis para a reprodução desses parasitas. E a busca por alimentos faz com que eles apareçam em várias partes.
Para evitar a infestação, é importante manter o seu quintal sempre limpo, cortar a grama regularmente e evitar áreas de abrigo.
Caso tenha animais de estimação, trate-os com os produtos adequados, como antipulgas e anticarrapatos. Se esses bichos já estão na sua casa, algumas plantas podem te ajudar. Estamos falando do alecrim e do absinto. O alecrim tem propriedades repelentes que são muito eficazes contra carrapatos e pulgas.
Basta espalhar alguns ramos de alecrim pelo jardim para criar uma barreira olfativa.
No caso do absinto, ele tem uma folhagem densa e prateada, o que deixa um aroma em volta que mantém as pulgas e os carrapatos bem afastados do seu quintal e de toda a sua casa. Além de proteger o seu jardim, ambas são muito versáteis e podem ser usadas até para o preparo de chás.