O estresse e a ansiedade atingem milhões de brasileiros, que relatam um sentimento de tristeza. Essa falta de motivação inclui inúmeros fatores, mas é essencial aumentar a experiência de estar próximo à natureza.
Veja também: Plante bem-estar: escolha a planta ideal de acordo com sua data de nascimento
Afinal, há uma planta que combate o estresse e melhora inúmeros aspectos ambientais, como a qualidade do ar. Nesse sentido, é essencial ter um arranjo em casa, buscando cuidar das espécies conforme suas necessidades. Entenda.
Confira a melhor planta para se livrar do estresse
A princípio, uma planta que reduz estresse é a lavanda, que tem uma cor lilás, transmitindo paz, amor e alegria. Essa espécie concentra um aroma suave e relaxante, que ajuda a acalmar os nervos, além de ser um poderoso amuleto.
Apesar de ser usada no preparo de chás, é válido lembrar que o princípio ativo inclui sonolência. Sendo assim, ao fazer a infusão, procure consumir o chá à noite, antes de se deitar e dormir, para evitar constrangimentos durante o dia.
Lavanda: quais as propriedades desta planta?
A lavanda tem várias propriedades benéficas quando se trata de promover a saúde mental. Dito isso, o extrato é anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizante, analgésico e antidepressivo, reunindo diversas aplicações surpreendentes.
Sendo assim, tem usado no tratamento de dor de cabeça, insônia, depressão, queimadura, acne e picada de inseto. Outros efeitos abrangem o sistema imunológico, a circulação sanguínea e a melhora da digestão.
Como cuidar da lavanda no dia a dia?
Visto que toda planta precisa de cuidado, é imprescindível oferecer o que a lavanda precisa. Portanto, certifique-se que o vaso tenha furos, um solo bem nutritivo e seja mantido em um local iluminado e arejado, sem incidência direta do sol.
Lembre-se que a iluminação e a ventilação são fatores determinantes, então aproveite as janelas e o quintal. Por último, regue uma vez por semana e verifique se a terra permanece úmida antes de adicionar a água com um conta-gotas.