Só acredita vendo? Então toma! Cientistas encontram cobra que ‘fala’ na América do Sul

Serpente foi vista em trilha do Amazonas. Assista ao vídeo no fim do artigo.

Os cachorros latem, os gatos miam, os lobos uivam e as cobras… falam? Gritam? Ou melhor, vocalizam – este é o termo correto para a façanha desta serpente, encontrada por cientistas no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas.

Leia também: Força da natureza: vídeo de jacaré sendo devorado por piranhas é assustador

Isso aconteceu em 2021. Pesquisadores bolsistas dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) encontraram a cobra durante uma trilha noturna.

A cobra em questão é uma papa-lesma, da espécie Dipsas catesbyi. Esses animais também são conhecidos como Jararaquinha dormideira. É uma serpente completamente inofensiva e calma. Geralmente ficam em hortas e podem chegar a até 40 cm de comprimento.

Eles estavam lá apenas para registrar os hábitos noturnos da “mini-querida”. Mas, quando a manusearam com a mão, ela emitiu um gritinho.

Eles, inclusive, acharam que a vocalização – que se parece com um gritinho, na verdade – vinha de outro animal. Mas, após observarem o registro em vídeo, chegaram à conclusão de que realmente foi o réptil. Com isso, esta é a primeira vocalização de uma serpente na América do Sul.

Mas uma cobra pode vocalizar?

Então… Não. As cobras, até então, apenas sibilam. “Descobrir que uma cobra vocaliza é virar a herpetologia [estudo de anfíbios e répteis] na América do Sul de cabeça pra baixo!”, explicou Igor Yuri, fundador do Projeto Suaçuboia e um dos cientistas que presenciou o registro.

Para ele, esta descoberta vale toda a grande repercussão que teve. “A melhor parte é ver as pessoas achando fofo uma cobra, com todos os seus estigmas sociais, sendo bonitinha. Acho que além do valor científico gigante desta descoberta, o retorno por meio da educação ambiental é maravilhoso”, salientou.

Assista ao vídeo da cobra “gritando”

Vale lembrar que não é prudente manusear qualquer cobra que você ver por aí para tentar fazê-la gritar. Sempre que encontrar qualquer animal silvestre, você deve pedir orientação aos órgãos competentes do seu município.