No início da primavera e do verão, os cachorros e até gatos começam a ficar ativos e acompanhar os tutores em passeios. Nesse caso, é imprescindível observar a presença de pulgas e aplicar repelentes a partir de talco, creme e outros produtos.
Veja também: Como saber a idade do cachorro em anos humanos? Cálculo é simples
Ainda assim, é possível buscar soluções naturais que reúnem ingredientes sustentáveis e hipoalergênicos. Portanto, comece a colocar em prática certas atitudes que aliviam problemas comuns que atingem os animais de estimação.
Estes são os riscos da pulga para a saúde dos pets
É válido ressaltar que as pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de pequenos mamíferos. Apesar de parecer apenas um ataque de insetos, está ligada a diversas doenças preocupantes, transmitidas pelas fêmeas.
Desse modo, a doença de lyme proveniente do carrapato compromete a circulação e provoca fadiga. Já a DAPP (dermatite alérgica por picada de pulga), leva a erupções cutâneas e costuma ser a manifestação de maior recorrência.
Adeus pulgas e carrapatos! Veja como fazer talco natural
Você vai precisar de:
- 2 Colheres de sopa de amido de milho;
- 1 Punhado de folhas de eucalipto;
- 1 Punhado de citronela;
- 1 Colher de sopa de lavanda seca.
Modo de preparo:
1º passo: em primeiro lugar, pegue um processador de alimentos e misture 1 envelope de amido de milho, 1 punhado de folhas de eucalipto, 1 punhado de citronela e 1 punhado de lavanda seca até que as folhas estejam bem trituradas.
2º passo: logo, peneire a mistura em uma tigela grande para remover quaisquer pedaços grandes. Em seguida, coloque em um frasco bem fechado.
3º passo: sendo assim, polvilhe o talco sobre o pelo do seu animal de estimação, evitando a área dos olhos e do nariz.
4º passo: dito isso, esfregue o talco entre os pelos e escove bem.
Esse talco é seguro para uso em cães e gatos e pode ajudar a repelir pulgas naturalmente. No entanto, é importante lembrar que na infestação dos insetos, é válido buscar ajuda profissional. Afinal, trata-se de um método de prevenção que repele novos invasores e não um composto que vermicida.