É comum fazer arroz e outros preparos usando água fria na panela, levantando vapor. Nesse caso, essa ação se torna prejudicial enquanto aumenta o risco de queimaduras e até danifica a superfície dos utensílios de alumínio.
Veja também: Misturinha perfeita remove a gordura dos móveis da cozinha; só 3 ingredientes!
Desse modo, apesar de parecer inofensivo, há inúmeras ocorrências graves devido a um simples descuido. Sendo assim, procure ficar atento às técnicas utilizadas ao cozinhar determinados alimentos, priorizando métodos seguros e eficientes.
Por que não é adequado colocar água fria na panela quente?
Independente do material da panela, se ela estiver quente e receber água fria, partículas devem se formar pela alteração de temperatura. Logo, observa-se um choque térmico, que faz uma série de resíduos espirrar, principalmente gordura.
Sendo assim, quem está cozinhando pode sofrer se queimar, sofrendo lesões de primeiro até terceiro grau. Em relação a essa situação dolorosa, é imprescindível utilizar luvas e óculos de proteção na hora de preparar frituras.
Saiba como evitar incêndios ao usar o fogão em altas temperaturas
Além de proteger a sua pele, aquecer a água que será usada durante o cozimento, trata-se de uma maneira de prevenir incêndios. Afinal, os respingos indicam a formação de chamas, que costumam se espalhar em poucos segundos.
Por outro lado, se acontecer do fogo subir em labaredas, não jogue água, dado que as moléculas de H₂O reagem com o óleo. Esse equívoco eleva a incidência de explosões graves, que acabam deixando sequelas irreparáveis.
Outros cuidados que reduzem os prejuízos físicos e materiais
Por fim, lembre-se que essa recomendação não considera apenas o momento da cocção, mas a disposição dos objetos na pia. Portanto, ao levar a panela até a louça, jamais esqueça de aguardar até que o recipiente esfrie por completo.
Em seguida, ao perceber que o item esfriar, abra a torneira e coloque um pouco de água e detergente. Enfim, quando se pensa em tarefas envolvendo calor, é necessário avaliar as possíveis reações físicas e químicas.