scorecardresearch ghost pixel



Tem jeito: se a salsa ficou amarela, saiba como preservar e usar na cozinha

Se você notou que a sua salsa está mais amarela, esse pode ser um indicativo de que algo não vai bem com a sua planta. Aprenda a identificar o problema.



A salsa é uma planta comestível muito utilizada como tempero na culinária. Ela tem folhas verdes e aromáticas que podem ser usadas para dar mais sabor e aroma aos pratos. Agora, por que, em alguns momentos, a salsa fica amarela? Veja as principais causas e as soluções para garantir a vitalidade da sua planta.

Leia mais: Como plantar hortelã em um copo e usá-la para perfumar sua casa

Normalmente, quem cultiva a salsa em casa pode encontrar um pouco de dificuldade ao aprender os cuidados básicos que precisa ter com a planta. Em alguns casos, a falta de nutrientes essenciais, como nitrogênio, ferro e manganês, pode levar ao amarelamento das folhas.

Salsa amarela: aprenda a resolver!

Um erro muito comum é o acúmulo de água nas raízes. Quando você rega demais, pode causar a sufocação das raízes, o que leva ao amarelamento. A coloração diferente do verde também pode ser um sinal da presença de doenças e pragas, que podem prejudicar a planta.

Além disso, atenção para a exposição inadequada ao sol. Pode ser que a planta não esteja recebendo luz solar suficiente, o que também afetará a fotossíntese e, consequentemente, deixará a sua salsa mais amarela.

Se onde você mora é um lugar que enfrenta grandes variações de temperatura, essas mudanças podem prejudicar a absorção de nutrientes e água pela planta, o que é mais um fator de atenção.

É importante resolver o problema fazendo suplementação nutricional e fornecendo fertilizantes adequados à planta. Dessa forma, você conseguirá corrigir as deficiências que estão afetando a salsa. Quanto à drenagem, certifique-se de que seja feita corretamente, adicionando cascalho ou areia ao solo.

Realize também o controle, seja com métodos orgânicos ou químicos, contra doenças e pragas. Se necessário, faça uma poda seletiva para remover as partes afetadas. Em relação à exposição ao sol, avalie a quantidade de luz ao longo do dia e, caso precise, mova a planta para um local mais adequado.

No que diz respeito às mudanças climáticas, proteja a sua planta, principalmente durante as épocas mais frias, utilizando estufas ou coberturas. Desta forma, você aproveitará ao máximo a sua salsa, cuidando bem deste ingrediente versátil que trará muito mais sabor a diversos pratos e receitas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário