Novembro está chegando e deve trazer mais chuvas para todas as regiões do país, mostra a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O boletim também indica que as temperaturas devem superar a média para o período na maior parte do Brasil.
Leia mais: Alerta meteorológico: novo ciclone dirige-se ao sul – saiba o que esperar
A seguir, confira como ficam as condições do tempo no penúltimo mês de 2023.
Região Sul
Os meteorologistas preveem volumes de chuva acima da média em todos os estados da região, especialmente no oeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde os acumulados podem superar os 160 milímetros.
Regiões Norte e Nordeste
Também chove na região Norte, mas os volumes não devem ultrapassar os 80 mm. Além disso, o nível de chuva deve ficar abaixo da média para o mês na faixa que passa pelos estados de Roraima, Amapá, centro norte do Amazonas e do Pará, Tocantins e boa parte da região Nordeste.
Regiões Sudeste e Centro-Oeste
A previsão indica um período de chuvas acima da média em grande parte das duas regiões, inclusive com o retorno das precipitações em áreas do sudeste de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Os volumes podem ultrapassar 200 mm.
Como ficam as temperaturas
As temperaturas para o período devem permanecer acima da média em grande parte do Brasil, com destaque para áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Nessas regiões, os termômetros podem marcar médias superiores a 28ºC.
Já no Sul e no Sudeste, o alto acumulado de chuvas deve reduzir um pouco as temperaturas, que atingem marcas inferiores a 24°C em novembro.