Existem alguns modelos de carros que consomem mais combustível, gasto que costuma pesar bastante no bolso do motorista. Por outro lado, algumas práticas adotadas pelo próprio condutor podem elevar o consumo até mesmo em modelos considerados mais econômicos.
Leia mais: Exame toxicológico ainda é uma etapa obrigatória para garantir a CNH?
Segundo uma pesquisa da empresa de pagamentos Elo, os brasileiros comprometem em média 41% do seu orçamento mensal com combustível e alimentação. Para reduzir esse percentual, é importante adotar hábitos positivos e evitar negligências com seu automóvel.
A especialista em mecânica de automóveis e gestora da “Na Oficina”, Luciana Félix, reuniu alguns hábitos que fazem o carro consumir mais combustível. Confira a seguir.
Pneus descalibrados
Félix explica que esse é um dos principais causadores das visitas mais frequentes ao posto. “Muitos motoristas não sabem, mas pneus descalibrados podem fazer o carro consumir mais combustível. Isso ocorre porque os pneus murchos criam mais atrito com a estrada, forçando o motor a trabalhar mais para mover o veículo”, explica.
“Recomendo conferir a pressão e as libras corretas conforme o manual do carro. Costumo recomendar a calibragem dos pneus semanalmente e do estepe uma vez por mês. Lembrando que, caso haja peso no veículo, existe uma calibragem específica que também está listada no manual do carro”, completa.
Peso em excesso
Essa dica é para os que gostam de montar um verdadeiro acampamento com tantos itens que levam dentro do carro. “Carregar itens desnecessários no carro pode afetar o consumo de combustível. Cada quilograma extra exige mais energia para movimentar o veículo. Portanto, é uma boa prática evitar transportar cargas pesadas ou bagagens não utilizadas em porta-malas”, diz Félix.
Sujeira no filtro de ar
Outro problema bem comum é a falta de manutenção do filtro de ar. “Um filtro de ar entupido pode reduzir o fluxo de ar para o motor, resultando em uma mistura inadequada de ar e combustível. Isso faz com que o motor trabalhe mais, resultando em um aumento no consumo de combustível. Trocar o filtro de ar regularmente pode ajudar a melhorar significativamente o consumo de combustível”, aconselha a especialista.
Escapamento com defeito
Esse item, muitas vezes negligenciado pelos motoristas, pode ser um grande aliado na redução do consumo de combustível, além de diminuir a emissão de gases poluentes.
“Qualquer tipo de vazamento ou danos nas peças desse sistema pode introduzir ar indesejado e reduzir a pressão dos gases de escape, causando uma mistura inadequada de ar e combustível. Isso faz com que o motor funcione de maneira menos eficiente, exigindo mais esforço e, consequentemente, aumentando o consumo de combustível”, detalha a especialista.
“Além disso, esses vazamentos podem confundir sensores de combustível, e é nesse momento que ocorre o aumento excessivo de combustível, por resultar em injeção excessiva de combustível”, acrescenta.
Ainda segundo ela, a poluição promovida pela liberação de gases poluentes “não é apenas prejudicial à saúde pública, mas também contribui para o aquecimento global e a manipulação da qualidade do ar”.