É frustrante notar que chegou a hora de preparar o almoço e o ingrediente principal não foi descongelado. Nesse caso, as carnes precisam de um tempo de descanso, que acaba atrapalhando a rotina de quem precisa organizar as refeições.
Veja também: Wagyu: preço da carne mais cara do mundo custa mais de R$ 1.000 o quilo
Desse modo, existe um segredo usado por chefs de cozinha que entrega bons resultados ao descongelar a carne bem rápido. Logo, confira as recomendações que vão salvar seu prato de imprevistos, que não deve ficar sem proteína.
Aprenda a descongelar carne em pouco tempo
A princípio, uma técnica simples envolve submergir a carne embalada em 1 litro de água fria e 2 colheres de sopa de fermento químico. Dito isso, a medida acelera o descongelamento, levando cerca de 10 minutos.
Contudo, é importante garantir que a embalagem esteja bem lacrada, na intenção de minimizar os quadros de contaminação. Essa reação química mostra que a fermentação eleva a temperatura da mistura gradualmente, sem apresentar riscos.
Evite práticas que comprometem o sabor do alimento
Ao passo que há alternativas seguras, evite ações que podem comprometer o sabor e a textura da carne. Por exemplo, descongelar ao expô-la ao sol, usar um secador de cabelo ou o micro-ondas, ou recorrer ao banho-maria.
Sendo assim, essas opções resultam em um cozimento irregular e perda de suculência. Ou seja, não custa nada seguir as recomendações acima, que são menos trabalhosas e mantém a maciez de diferentes cortes.
Não se esqueça do processo mais recomendado
Atualmente, o método recomendado por especialistas inclui se planejar com e deixar a peça na geladeira um dia antes do preparo. Isso permite que a carne descongele lentamente, preservando sua qualidade, sabor e segurança alimentar.
Por outro lado, se você esquecer, não se desespere! Quanto à melhor solução, pegue uma bacia, fermento e água. Em seguida, prepare o soro termogênico e aguarde de 5 a 10 minutos, até iniciar a receita do dia sem prejuízos.