Quando alguém fala que vai viajar para a Ásia, imaginamos Japão, Índia, China ou, quem sabe, Tailândia. O que pouca gente sabe é que ali do lado tem um país que é barato para visitar, tem uma das sete maravilhas naturais do mundo e tem uma cultura muito interessante.
Leia também: Os 9 países da Europa mais acessíveis para morar bem e barato
Estamos falando do Vietnã. O país tem ganhado mais popularidade entre os turistas e aparecido em cada vez mais guias de viagem e possíveis destinos. Para se ter uma noção, mais de 5 milhões de visitantes estiveram por lá, de acordo com dados da Administração Nacional de Turismo (ANT).
O que tem para fazer no Vietnã?
O maior destaque é a Baía de Halagon, que fica no Golfo de Tonkin. Para se ter uma ideia, o local é tombado como Patrimônio da Humanidade da Unesco e também uma das sete maravilhas naturais do mundo.
O arquipélago tem 3 mil ilhas, banhadas por uma água em tom esverdeado belíssima. Por lá, além de passear em um barco a vela – chamado junk – você pode andar de bicicleta por plantações de arroz e ver algumas cavernas, tomando todo o cuidado necessário, obviamente.
O capital do Vietnã, Hanói, também é cheia de coisas para você fazer. Dentre os pontos turísticos, estão: o Lago Hoan Kiem, a Ponte The Huc, o Templo Ngoc Son e o Mausoléu de Ho Chi Minh. Há, ainda, a Cidadela Imperial de Thang Long, queridinha entre os turistas.
Entretanto, a cidade não se resume só a isso. Fundada em 1010, Hanói é um deleite cultural, com influências chinesas e francesas.
Na contramão
Se você quer algo mais tranquilo, a sugestão é visitar Hội An. A cidade fica às margens do Rio Thu Bon, tem arquitetura colonial, galerias de arte e a Festa das Lanternas, uma linda tradição que acontece a cada dia 14 do calendário lunar.
Há, ainda, Miu Ne, uma cidade litorânea com quase 10 quilômetros de praia. Devido aos ventos fortes, é um bom destino para quem gosta de kitesurf e surf.
E para comer?
A melhor parte, não é mesmo? A culinária vietnamita abusa da mistura de temperos e gosta de contrastes de sabores. Então, há pratos que equilibram o salgado com o amargo, o picante com o doce e por aí vai.
Talvez o prato mais famoso seja o Phở, uma sopa de macarrão tipo noodles com caldo de carne e temperado com ervas. Há, ainda, os Bánh Xèo, crepes crocantes de farinha de arroz, recheados com carne, camarão e alguns brotos de feijão.
Já fez as malas?